Uma história da imigração através dos escritos do Pe. Arthur Rabuske S.J.
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v20i1.11659Keywords:
P. Arthur Rabuske S.J, Jesuítas, ImigraçãoAbstract
O presente artigo tem como objetivo observar alguns dos escritos do Pe. Arthur Rabuske S. J., que abordam a temática da imigração alemã no Estado do Rio Grande do Sul. Durante o tempo em que atuou no mundo acadêmico, Rabuske produziu e traduziu diversos textos de outros historiadores e cronistas jesuítas. A sua vasta produção textual nos permite lançar um olhar atento aos seus trabalhos, especialmente à sua dedicação à historiografia da imigração alemã jesuítica. Para compreendermos o trabalho desenvolvido por este historiador lança-se um primeiro olhar sobre Rabuske enquanto historiador-pesquisador, o qual, ao longo de sua vida acadêmica, se dedicou a pesquisa empírica e a produção de livros e textos que ajudam a compreender de forma mais clara a história da imigração e da Companhia de Jesus no Estado do Rio Grande do Sul. O segundo olhar desta escrita busca enfocá-lo como historiador, com ênfase na atuação dos padres e irmãos da Companhia de Jesus de cultura germânica atuantes, primeiro na Vice-Província Germânica no Brasil, depois na Província do Brasil Meridional. Assim propõe-se olhar para os escritos do Pe. Arthur Rabuske S.J. como uma fonte para os estudos da imigração alemã no Rio Grande do Sul, ao mesmo tempo que se pode perceber a atuação dos padres jesuítas junto a estes espaços da colonização.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.