EDUCAÇÃO COM IDENTIDADE DO CAMPO: O SURGIMENTO DAS EFAS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v22i2.15466Keywords:
Escolas Famílias Agrícolas, Ditadura Militar, Educação do Campo.Abstract
O objetivo deste trabalho é compreender o surgimento das Escolas Famílias Agrícolas no Brasil, durante o período da ditadura militar. Neste sentido, inicialmente será apresentada uma breve contextualização sobre a ditadura e alguns dos seus impactos. Posteriormente, será traçado um panorama histórico em torno do surgimento das Escolas Famílias Agrícolas na França, Itália e África. Para finalizar, o texto apresenta um estudo mais aprofundado e com um caráter de análise a respeito da experiência da Pedagogia da Alternância no Brasil, a partir do caso do Espírito Santo e da Bahia, atentando para o surgimento das Escolas Famílias Agrícolas e suas articulações, buscando entender os elementos que influenciam nas articulações das EFAs em território nacional, frente ao momento político abordado.Downloads
References
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. 2ª ed. São Paulo: Editora Moderna, 2005.
BARROS, Edgard Luiz de. Os governos militares. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 1992.
CALIARI, Rogério Omar. Pedagogia da Alternância e Desenvolvimento Local. Dissertação. Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2002.
CALIARI, Rogério Omar. A presença da família camponesa na Escola Família Agrícola: o caso de Olivania. Tese. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
CAVALCANTE, Ludmila Oliveira Holanda. A Escola Família Agrícola do Sertão: entre os percursos sociais, trajetórias pessoais e implicações ambientais. Tese. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.
DE BURGHGRAVE, Thierry. Vagabundos, não senhor. Cidadãos brasileiros e planetários: Uma experiência educativa. Orizona (GO): UNEFAB, 2011.
FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (Org.). O Brasil republicano. 7ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. v.
FERREIRA, Jorge; GOMES, Ângela de Castro. 1964: O golpe que derrubou um presidente, pôs fim ao regime democrático e instituiu a ditadura militar no Brasil. 1ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Filosofia e História da Educação Brasileira. 1ª ed. Barueri, SP: Monole, 2003.
MARIRRODRIGA, Roberto Garcia; CALVO, Pedro Puig. Formação em alternância e desenvolvimento local: O movimento educativo do CEFFA no mundo. Tradução: Luiz da Silva Peixoto. Belo Horizonte: O Lutador, 2010.
NOSELLA, Paolo: Origens da pedagogia da alternância no Brasil: 2ª ed. Vitória: EDUFES, 2014.
PICOLOTTO, Everton Lazzaretti. As mãos que alimentam a nação: agricultura familiar, sindicalismo e política. Tese. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
ZAMBERLAN, Sergio. Formação e desenvolvimento sustentável. Dissertação. Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2003.
ZAMBERLAN, Sergio. MEPES: início da longa caminhada. 1963-1980. Espírito Santo. MEPES, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.