FORMAÇÃO DA MENTALIDADE POSITIVISTA COMO LEGITIMAÇÃO DE PODER: A CONSEQÜÊNCIA DESSE PROCESSO NA SALA DE AULA

Authors

  • Jackson ManoeL Franchi Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1792

Keywords:

Positivismo, Mentalidade, Educação

Abstract

O artigo analisa o espaço temporal de 1884 -1889 e tem como tema a formação da mentalidade positivista e o seu uso como legitimação do poder de uma parte da elite no Rio Grande do Sul e as conseqüências desse processo na sala de aula. No texto busca-se fazer relações entre o positivismo no Rio grande do Sul e o tipo ideal de Gaúcho. Ainda é abordado como esse processo se relaciona com a educação e o que causa na escola.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-01-10

How to Cite

Franchi Gonçalves, J. M. (2011). FORMAÇÃO DA MENTALIDADE POSITIVISTA COMO LEGITIMAÇÃO DE PODER: A CONSEQÜÊNCIA DESSE PROCESSO NA SALA DE AULA. Ágora, 15(1), 158-169. https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1792

Issue

Section

Artigos