Os visitantes do Santuário de Panóias: um estudo patrimonial de um sítio arqueológico português

Authors

  • Rute Teixeira Instituto Sociologia, Universidade do Porto Instituo Ciências Humanas, UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v17i2.6690

Keywords:

Valorização cultural, sítios patrimoniais, Santuário de Panóias

Abstract

O trabalho de investigação aqui enunciado, só foi possível num espaço culturalmente enriquecido por um legado histórico de extremo valor, como o Santuário de Panóias, localizado em Vila Real – Portugal, que durante alguns anos recolheu informação sobre o perfil dos visitantes e o seu nível de satisfação com o Monumento. Este estudo teve como principais objetivos caraterizar sócio demograficamente os públicos que visitaram o Santuário entre 1996 e 1999 e entre 2006 e 2011, e ouvir as suas opiniões e propostas de melhoria. Para concretização destes objetivos foram construídos três instrumentos de investigação: inquérito por questionário, inquérito por entrevista e grelha de observação direta. A investigação desenvolveu-se entre a análise quantitativa e qualitativa e o cruzamento de dados mostrou-se fundamental em todo este processo. Tendo em conta o objetivo da investigação, concluímos que os públicos que, maioritariamente visitaram o Santuário de Panóias, no período analisado, caraterizam-se por ser um público maioritariamente feminino, detentor de habilitações académicas elevadas e profissões qualificadas, sendo, portanto, portadores de um forte capital cultural já intrínseco e enraizado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rute Teixeira, Instituto Sociologia, Universidade do Porto Instituo Ciências Humanas, UFPEL

Instituto Sociologia, Universidade do Porto Instituo Ciências Humanas, UFPEL

Published

2016-05-16

How to Cite

Teixeira, R. (2016). Os visitantes do Santuário de Panóias: um estudo patrimonial de um sítio arqueológico português. Ágora, 17(2), 152-165. https://doi.org/10.17058/agora.v17i2.6690

Issue

Section

Dossiê: Patrimônio Cultural e Educação