Pertencimento e tradição: a identidade germânica de Rio da Ilha frente a multiculturalidade
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v20i1.11640Resumen
O objetivo do estudo é discutir as características identitárias da cultura germânica na localidade de Rio da Ilha, pertencente ao município de Taquara/RS. Destaca-se a identidade cultural expressa às características marcantes do indivíduo, na medida em que o mesmo é influenciado ou não pela cultura do grupo a que pertença. Como metodologia, abordaram-se moradores que mantiveram vínculos com imigrantes alemães chegados a comunidade, também se fez registro por imagens sobre patrimônios matérias de característica germânica. Os resultados demonstraram que a ressignificação da cultura germânica é repassada - de diferentes maneiras - por meio das gerações, como forma de preservar a identidade étnica. Atualmente a localidade está marcada por multiculturalidade, as quais se encontram associadas aos processos híbridos estabelecendo interações entre as diferentes culturas. Evidenciam-se características que naturalizam e cristalizam as identidades dos habitantes de uma região, composta pela etnicidade, que se articula com o passado em comum dos habitantes de um território, os quais vão articulando estratégias que visam fortalecer e preservar a cultura por intermédio dos vínculos locais. Contudo, conclui-se que os imigrantes alemães de Rio da Ilha tinham como propósito a busca pela sustentabilidade através de seu trabalho.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.