POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS SOBRE O PROUNI NO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v22i2.15525

Palabras clave:

Prouni, Avaliação de políticas públicas, Trajetória de vida

Resumen

Na última década, a avaliação de políticas públicas vem ganhando espaço no debate acadêmico e na gestão pública, na medida em que possibilita aferir a efetividade das diferentes políticas e prestar conta dos gastos públicos. Este estudo buscou analisar como os egressos se apropriaram das oportunidades abertas pelo Prouni e que efeitos o programa teve nas suas trajetórias de vida. A pesquisa foi realizada por meio de estudos de caso múltiplos, desenvolvidos a partir de entrevistas semiestruturadas com egressos da Unoesc/SC e da análise descritiva dos dados do INEP/MEC. Os resultados demonstraram que a percepção dos egressos foi bastante positiva em relação aos efeitos do Prouni, sobretudo entre aqueles que o acesso ao Ensino Superior compunha um projeto familiar de ascensão social. A maioria dos entrevistados apontou que o programa permitiu o acesso ao ensino superior e favoreceu a sua inserção no mercado de trabalho, propiciando um aumento na renda individual e familiar. Em poucos casos o acesso ao Prouni não trouxe os efeitos de mobilidade social esperados, chamando atenção para a diversidade das disposições individuais prévias que podem incidir sobre os resultados do Programa, mesmo que as condições socioeconômicas dos beneficiários sejam as mesmas.

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Biografía del autor/a

Daiane Pavan, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Depto de Administração

Cláudia Tirelli, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul.

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Publicado

2020-09-30

Cómo citar

Pavan, D., & Tirelli, C. (2020). POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS SOBRE O PROUNI NO OESTE DE SANTA CATARINA. Ágora, 22(2), 131-149. https://doi.org/10.17058/agora.v22i2.15525

Número

Sección

Tema Livre