A perspectiva territorial no planejamento e gestão do turismo

Autores/as

  • Sarah Marroni Minasi

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v19i1.5722

Palabras clave:

território, planejamento turístico. desenvolvimento regional

Resumen

O turismo tem recebido, ao longo dos últimos anos, destaque no contexto econômico do Brasil. Com isso, se intensifica a necessidade de aprofundar o debate em torno desse tema nas suas amplas dimensões. Com vistas a contribuir para as discussões na área do planejamento e gestão pública do turismo, no contexto do desenvolvimento regional, este artigo apresenta como objetivo analisar a compreensão do território no contexto do planejamento e da gestão do turismo. Entende-se a importância do território e a valorização das particularidades na medida em que se procura dar ênfase ao heterogêneo e entender a diversidade regional como potencialidade. A região deve ser entendida como particularidade dinâmica, na qual as ações endógenas presentes no território ganham força. O planejamento do turismo no Brasil vem se pautando em um modelo de gestão pública descentralizada e participativa que promove a integração entre as diversas instâncias de governo. Em virtude disso, o Ministério do Turismo mostra-se empenhado em trabalhar o turismo de forma regionalizada, pelo simples fato de que, na maioria das vezes, a atividade turística não se viabiliza apenas no âmbito de um município. A abordagem teórico-metodológica referenciada no materialismo histórico dialético apoiou-se na pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa documental e bibliográfica, utilizando a análise de conteúdo como procedimento de interpretação de dados. Por fim, compreender o território no contexto do planejamento e gestão do turismo requer buscar respeitar, nas ações de planejamento, os aspectos que particularizam determinado território, ou seja, perceber as particularidades como potencialidades para o desenvolvimento regional.

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Publicado

2017-01-05

Cómo citar

Minasi, S. M. (2017). A perspectiva territorial no planejamento e gestão do turismo. Ágora, 19(1), 171-182. https://doi.org/10.17058/agora.v19i1.5722

Número

Sección

Artigos