O processo de planejamento para o desenvolvimento regional e suas interfaces com a consulta popular no corede Alto Jacuí: uma reflexão para o período de 2009 a 2012
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v17i2.6590Palabras clave:
Planejamento Regional, Participação Cidadã, Desenvolvimento RegionalResumen
O presente texto é resultado da sistematização de três outros trabalhos realizados junto ao Conselho de Desenvolvimento Regional (Corede) Alto Jacuí entre os anos de 2009 e 2012. Os trabalhos em questão abordaram noções de desenvolvimento por parte da Assembleia Regional do Corede, o processo de planejamento regional e por fim as discussões feitas diante da Consulta Popular. Assim sendo, o objetivo do trabalho foi evidenciar a forma como as questões relacionadas ao desenvolvimento regional e a participação cidadã são abordadas no âmbito do Corede Alto Jacuí durante o período entre 2009 e 2012. Para tanto, buscou-se analisar as interfaces existentes entre a noção de desenvolvimento estabelecida pela Assembleia Regional com as prioridades apontadas no Plano Estratégico e as demandas aprovadas pela população do Corede Alto Jacuí na Consulta Popular. Por intermédio de pesquisa documental, entrevistas e questionários, no que tange a cada um dos aspectos correlacionados identifica-se públicos, situações e formas de manifestações distintas embora não excludentes entre si, inclusive no instrumento de coleta dos dados. Por fim conclui-se que no âmbito do Corede Alto Jacuí há ainda um longo caminho a ser percorrido quando se discute o desenvolvimento regional, o que denota ser este um processo dialético em construção, consequentemente inacabado e em permanente transformação.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.