A Educação Positivista Republicana como uma herança cultural e patrimonial da Primeira República na Campanha Gaúcha
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v17i2.6669Palabras clave:
Educação Republica, Positivismo, História e Patrimônio CulturaResumen
Este artigo é resultado do desdobramento da tese de doutoramento: A Sistematização da Educação Pública Municipal no Governo de Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929) no município de Bagé/RS. Neste sentido, pretendemos estabelecer diálogos historiográficos e narrativas históricas sobre às concepções positivistas estabelecidas e presentes na Educação Republicana no município de Bagé-RS, no período da Primeira República (1889-1930), além de compreender como este pensamento educacional representou o pensamento social e hegemônico de uma época histórica, deixando importantes traços culturais e heranças patrimoniais para a sociedade bageense nas primeiras décadas do século XX. Neste sentido, o olhar dispensado para as fontes utilizadas no corpo deste trabalho ancorou-se pelo prisma da metodologia histórico-crítica, constituindo um arcabouço empírico capaz de articular as relações entre o escrito e o não-escrito dos documentosDescargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.