EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: A LEI 10639/2003 E OS DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE PARA ALÉM DAS AULAS DE HISTÓRIA

Autores/as

  • DANIEL LUCIANO GEVEHR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL, FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA (FACCAT) http://orcid.org/0000-0003-1815-4457
  • DARLÃ DE ALVES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL DAS FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA.

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v18i2.8294

Palabras clave:

Educação étnico-racial. História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Interdisciplinaridade.

Resumen

Analisa-se o ensino da cultura afro-brasileira e africana no contexto escolar, a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Iniciamos o estudo, a partir de um levantamento que procurou reunir publicações nacionais sobre o tema da cultura afro-brasileira e africana. A partir deste levantamento, discutimos as diversas possibilidades de abordagem do tema são tornadas obrigatórias a partir da publicação da Lei 10639/2003. A Lei que determina o ensino de cultura afro-brasileira e africana na educação básica permite a proposição de ações e práticas pedagógicas, que tratam da cultura afro-brasileira e africana a partir de projetos interdisciplinares no currículo escolar. Para tanto, discutimos a aplicação de uma proposta interdisciplinar realizada em uma escola da rede municipal de Campo Bom (RS).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

DANIEL LUCIANO GEVEHR, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL, FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA (FACCAT)

GRADUADO, MESTRE E DOUTOR EM HISTÓRIA, ATUA COMO PROFESSOR E PESQUISADOR NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA FACCAT, PESQUISANDO TEMÁTICAS RELACIONADAS À IMIGRAÇÃO, MEMÓRIA, IDENTIDADES E PATRIMÔNIO VINCULADAS AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

DARLÃ DE ALVES, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL DAS FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA.

Licenciado em Educação Física e mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT. Bolsista Capes.

##submission.downloads##

Publicado

2017-02-22

Cómo citar

GEVEHR, D. L., & DE ALVES, D. (2017). EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: A LEI 10639/2003 E OS DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE PARA ALÉM DAS AULAS DE HISTÓRIA. Ágora, 18(2), 17-30. https://doi.org/10.17058/agora.v18i2.8294

Número

Sección

Dossiê: Estudo de História e Geografia