ENSINO DE GEOGRAFIA PARA SURDOS: UMA QUESTÃO DE LÍNGUA E LINGUAGEM

Autores

  • Camilo Darsie Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Douglas Luís Weber Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Daniel Felipe Schroeder Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Juliana Vanesi Lopes da Silva Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v18i2.8304

Palavras-chave:

Ensino, Língua Brasileira de Sinais, Geografia

Resumo

Muitas discussões e desafios que envolvem o ensino para surdos vêm sendo realizadas no campo das licenciaturas e, consequentemente, na Geografia. Para os professores que trabalham nesta área, a Língua de Sinais Brasileira (Libras) é fundamental para o despertar de ideias, de questionamentos, de reflexões e de transformações junto aos alunos surdos. A partir disso, o texto aborda a relevância do conhecimento e da utilização da Libras e dos sinais específicos da Geografia no contexto do ensino de surdos, tendo em vista os deslocamentos ocorridos, também, na Geografia escolar. O tema é relevante diante dos debates, das políticas públicas e dos direitos relacionados aos campos da Educação Especial, da Educação de Surdos e da Educação Inclusiva que se tornam cada vez mais visíveis em nossa sociedade. Assim, a partir de levantamento bibliográfico, apresentamos uma reflexão relativa à importância de conhecimentos relacionados à Libras para o ensino de Geografia para surdos. Nosso objetivo tem a ver com o tensionamento de didáticas, especialmente, na Geografia enquanto matéria escolar. Diante disto, observamos que é necessário investimento, por parte de profissionais, no sentido de compreenderem que a Libras e seus sinais específicos geográficos são fundamentais para um ensino de Geografia que prioriza a visão crítica do espaço.

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Biografia do Autor

Camilo Darsie, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Educação Departamento de História e Geografia e Programa de Pós-graduação em Educação - UNISC. Programa de Pós-gradução em Saúde Coletiva - UFRGS

Douglas Luís Weber, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Mestrando em Educação pelo Departamento de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Daniel Felipe Schroeder, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

Juliana Vanesi Lopes da Silva, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Graduanda em Licenciatura em Geografia pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

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Publicado

2017-02-22

Como Citar

Darsie, C., Weber, D. L., Schroeder, D. F., & Silva, J. V. L. da. (2017). ENSINO DE GEOGRAFIA PARA SURDOS: UMA QUESTÃO DE LÍNGUA E LINGUAGEM. Ágora, 18(2), 44-52. https://doi.org/10.17058/agora.v18i2.8304

Edição

Seção

Dossiê: Estudo de História e Geografia