Para estudar políticas públicas: aspectos conceituais, metodológicos e abordagens teóricas

Autores

  • João Pedro Schmidt Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/rdunisc.v3i56.12688

Palavras-chave:

políticas públicas, ciclo das políticas, agentes políticos, abordagens teóricas

Resumo

O artigo apresenta, com base em revisão bibliográfica, elementos conceituais, metodológicos e abordagens teóricas para o estudo das políticas públicas com base na literatura da ciência política. Após situar histórica e socialmente a análise de políticas, é exposto o conceito de política pública enquanto resposta do poder público a um problema político, seguido de um elenco das principais tipologias. No que concerne à metodologia dos estudos de políticas, sustenta que a abordagem dos ciclos (fases) continua sendo central nas investigações da área, especialmente pela sua compatibilidade com diferentes perspectivas teóricas, e realça a importância de considerar os agentes envolvidos na política e os recursos de poder de cada qual. Por fim, sumariza sete abordagens teóricas influentes no estudo das políticas. A premissa básica reiterada ao longo do texto é que as politicas públicas só podem ser devidamente compreendidas à luz do contexto mais amplo da política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro Schmidt, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professor do Departamento de Ciências Humanas da UNISC, docente do Programa de Pós-Graduação em Direito, doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-doutorado pela The George Washington University, EUA.

Downloads

Publicado

2018-09-03

Como Citar

Schmidt, J. P. (2018). Para estudar políticas públicas: aspectos conceituais, metodológicos e abordagens teóricas. Revista Do Direito, (56), 119-149. https://doi.org/10.17058/rdunisc.v3i56.12688

Edição

Seção

Artigos