O panorama epidemiológico geral da raiva humana no Brasil com foco principal na região sul do país nos últimos anos

Autores

  • Nathalia Santos Gonçalves Instituto Meridional – IMED/ Passo Fundo
  • Paula Stifft Soares Secretaria Estadual de Saúde - Vigilância Epidemiológica- Setor de Imunizações- São Lourenço do Sul – Rio Grande do Sul.
  • Daniela Copetti Santos Instituto Federal Farroupilha- Campus Santa Rosa

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v8i3.11270

Resumo

Justificativa e objetivos: A Raiva é uma antropozoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e nas secreções do animal infectado. Apresenta letalidade de aproximadamente 100% e alto custo na assistência preventiva. As pessoas expostas correm o risco de adoecer e morrer sendo considerada um problema de saúde pública. Objetivo do estudo avaliar os dados epidemiológicos dos casos de raiva canina, felina, por animais hematófagos, insetívoros e a raiva humana em um panorama atual no Brasil, tendo como foco principal a região sul do país. Métodos: Estudo de caráter exploratório, descritivo, transversal, com dados obtidos através de sites e protocolos administrados pelo Ministério da Saúde, referente aos últimos casos confirmados de raiva. Resultados: Através desse estudo foi possível verificar que o Brasil mesmo tendo diminuído consideravelmente a raiva em determinadas regiões, ela volta a aparecer, na região sul. Embora tenhamos casos de raiva em animais em seres humanos não foi observado nenhum caso na região sul, enquanto na região Norte e Nordeste foram observados três casos, o que vem trazendo dessa forma grande preocupação ao Ministério da Saúde e também aos setores de vigilância em saúde. Conclusão: O reaparecimento dos casos de raiva no Brasil mostrados aqui nesse estudo intensificam a grande necessidade de notificações compulsórias. O aparecimento desses novos casos após dezenas de anos sem casos confirmados pode estar associado à necessidade de ações voltadas para o controle desse agravo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Santos Gonçalves, Instituto Meridional – IMED/ Passo Fundo

Estudante do curso de Medicina do Instituto Meridional – IMED

Paula Stifft Soares, Secretaria Estadual de Saúde - Vigilância Epidemiológica- Setor de Imunizações- São Lourenço do Sul – Rio Grande do Sul.

Enfermeira Coordenadora da Vigilância Epidemiológica- Setor de Imunizações- São Lourenço do Sul – Rio Grande do Sul. Especializanda em Gestão de Emergências em Saúde Pública pelo Hospital Sírio Libanês. Especializanda em Materno-Infantil pelo Hospital Moinhos de Vento.

Daniela Copetti Santos, Instituto Federal Farroupilha- Campus Santa Rosa

Doutora em Ciências Biológicas- Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS); Especialista em Genética e Evolução Biológica pela Fundação Universidade de Passo Fundo (UPF/RS); Graduada pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Professora efetiva do Instituto Federal Farroupilha.

Downloads

Publicado

2018-07-01

Como Citar

Gonçalves, N. S., Soares, P. S., & Santos, D. C. (2018). O panorama epidemiológico geral da raiva humana no Brasil com foco principal na região sul do país nos últimos anos. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 8(3), 268-275. https://doi.org/10.17058/reci.v8i3.11270

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL