Vigilância das síndromes neurológicas notificadas no HFSE em um contexto de epidemia de Zika, Chikungunya e Dengue

Autores

  • Alessandra Gonçalves Lisbôa Pereira Serviço de Epidemiologia, Hospital Federal dos Servidores do Estado, Rio de Janeiro, RJ, Brasil; e Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Claudia Caminha Escosteguy Serviço de Epidemiologia, Hospital Federal dos Servidores do Estado, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Márcio Renan Vinícius Espínola Marques Serviço de Epidemiologia, Hospital Federal dos Servidores do Estado, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Luísa Corrêa Bergamo Graduação em Medicina, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v8i3.11936

Resumo

Justificativa e Objetivos: a ocorrência de manifestações neurológicas no contexto da circulação dos vírus da dengue(DENV), Zika(ZIKV) e Chikungunya(CHIKV) no Brasil é um desafio para a vigilância epidemiológica. Objetivo: descrever o perfil clínico epidemiológico dos pacientes notificados no HFSE com síndromes neurológicas potencialmente associadas ao DENV, CHIKV e ZIKV, em 2015 e 2016. Métodos: estudo observacional, com análise de bases secundárias e coleta de dados em prontuários e fichas de investigação epidemiológica do HFSE. Incluídos todos os casos notificados em 2015 e 2016, que atendessem aos critérios: a) síndrome neurológica de origem indeterminada e registro de infecção viral prévia até 60 dias antes do início do quadro neurológico, confirmados laboratorialmente ou não; b) síndrome neurológica sem registro de infecção viral prévia até 60 dias antes do início do quadro neurológico, com confirmação laboratorial para DENV, CHIKV e ZIKV em líquor, soro ou urina. Variáveis analisadas: sexo, idade, raça/cor, escolaridade, município de residência, sinais e sintomas, diagnóstico sindrômico e etiológico do quadro neurológico, local/tempo de internação e evolução. Resultados: 72 casos notificados: 61,1% homens, idade mediana 37 anos, quadro neurológico com síndrome de Guillain-Barré(SGB) 34,7% e meningoencefalite 31,9%. Foram classificados como associados a arboviroses 39 casos (54,1%), dos quais 14 pelo critério laboratorial (3 ZIKV, 6 CHIKV, 4 DENV, 1 DENV+ CHIKV) e 25 por critério clínico-epidemiológico. Nos laboratorialmente confirmados o percentual de meningoencefalite (57,1%) ultrapassou SGB (35,7%). Conclusão: o diagnóstico diferencial entre as arboviroses nesse contexto é um desafio para a vigilância epidemiológica, destacando-se o predomínio da SGB e das meningoencefalites. PALAVRAS-CHAVE: infecção por arbovírus; manifestações neurológicas; Epidemiologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-01

Como Citar

Pereira, A. G. L., Escosteguy, C. C., Marques, M. R. V. E., & Bergamo, L. C. (2018). Vigilância das síndromes neurológicas notificadas no HFSE em um contexto de epidemia de Zika, Chikungunya e Dengue. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 8(3), 261-267. https://doi.org/10.17058/reci.v8i3.11936

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL