Panorama epidemiológico da doença de chagas no estado do Amazonas, no período de 2004 a 2014

Autores

  • André Luiz Rodrigues Menezes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará Mirim, RO, Brasil.
  • Gerlandes Fernandes de Oliveira Secretaria Municipal de Saúde, Capixaba, Acre
  • Mariane Albuquerque Lima Ribeiro Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, AM, Brasil
  • Gabriela Vieira de Souza Castro Técnica de Laboratório da UFAC
  • Renato Abreu Lima Docente UFAM
  • Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti Universidade Federal de Rondônia, Programa de Pós Graduação em Biologia Experimental (PPGBIOEXP).

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v9i2.12127

Resumo

Justificativa e Objetivos: A doença de Chagas (DC), causada pelo Trypanosma cruzi, protozoário flagelado, descoberto a mais de 100 anos, sendo ela difundida nas américas, principalmente na américa do Sul, acometendo milhões de pessoas pelo mundo. É cada vez mais crescente o número de indivíduos acometidos com a DC na região da Amazônia Ocidental e estão relacionados a diversos fatores, porém o consumo de bebida contaminada é a principal parcela de contribuição para a elevação nos registros da doença na região. Este estudo tem como objetivo descrever e analisar o panorama epidemiológico da doença de Chagas no estado do Amazonas de 2004 a 2014. Métodos: Trata-se de um estudo ecológico, onde foram utilizados somente dados secundários obtidos do Sinan referentes aos casos notificados de infecção por T. cruzi em todo o estado do Amazonas. Resultados: Constatou-se que no período de 2004 a 2014 que no estado do Amazonas ocorreram um total de 100 casos de DC, tendo maior ocorrência nos anos de 2007 e 2010, durante os meses de abril e dezembro, com maior frequência da faixa etária de 20-39 e no gênero feminino. Conclusão: Constatou-se a necessidade de implementar um serviço de controle epidemiológico eficaz para monitoramento da via de transmissão DC e de seus vetores, pois trata-se de um problema de saúde pública que pode estar ligada a determinantes sociais e culturais, sendo indicado a promoção de atividades educativas para a conscientização da comunidade a respeito desta enfermidade. Descritores: Epidemiologia. Tripanossomíase Americana. Amazônia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Rodrigues Menezes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará Mirim, RO, Brasil.

Graduado em Biologia e Biomedicina Mestre em Ciência Inovação e Tecnologia

Gerlandes Fernandes de Oliveira, Secretaria Municipal de Saúde, Capixaba, Acre

Mestre em Ciência da Saúde

Mariane Albuquerque Lima Ribeiro, Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, AM, Brasil

Graduada em Enfermagem Mestre em Ciências da Saúde

Gabriela Vieira de Souza Castro, Técnica de Laboratório da UFAC

Graduada em Biologia Mestre em Ciência da Saúde

Renato Abreu Lima, Docente UFAM

Graduado em Biologia Mestre em Desenvolvimento Regional Doutor em Biotecnologia

Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti, Universidade Federal de Rondônia, Programa de Pós Graduação em Biologia Experimental (PPGBIOEXP).

Biólogo Mestre em Genética

Downloads

Publicado

2019-04-02

Como Citar

Menezes, A. L. R., Oliveira, G. F. de, Ribeiro, M. A. L., Castro, G. V. de S., Lima, R. A., & Meneguetti, D. U. de O. (2019). Panorama epidemiológico da doença de chagas no estado do Amazonas, no período de 2004 a 2014. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 9(2). https://doi.org/10.17058/reci.v9i2.12127

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL