Adesão às medidas preventivas versus incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v9i2.12596

Palavras-chave:

Pneumonia associada à ventilação mecânica. Infecção hospitalar. Unidades de terapia intensiva. Cuidados críticos.

Resumo

Justificativa e Objetivos:Pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) é a infecção relacionada à assistência à saúde que mais acomete pacientes em ventilação mecânica internados na unidade de terapia intensiva (UTI), sendo necessárias medidas de prevenção para garantir a assistência segura. Objetiva-se avaliar a taxa de adesão das ações preventivas da equipe de enfermagem para PAV, após a reestruturação e aplicação do protocolo de prevenção e verificar as taxas de densidade de incidência de pacientes com PAV. Métodos: Estudo observacional, longitudinal de análise de adesão ao bundleapós reestruturação, realizado em UTI geral de adultos, entre maio e novembro de 2017. Amostra por conveniência com 154 pacientes em ventilação mecânica. Avaliados cuidados de enfermagem: higiene oral com clorexidina 0,12%; cabeceira elevada; pressão do cuff; e posição do filtro. A intervenção foi reforço contínuo da equipe para a realização das medidas preventivas. Serviço de Controle de Infecção calculou taxas de PAV mensalmente para comparação. Resultados: A média da taxa de adesão das medidas preventivas em 1.296 avaliações realizadas evidenciou adequação em: 94% posição do filtro; 88,7% cabeceira elevada; 77,3% higiene oral com clorexidina 0,12%; e 91,7% controle da pressão do cuff. Conclusão:Com monitorização e reforço contínuo, as medidas preventivas para PAV, realizadas pela equipe de enfermagem, mantiveram-se acima dos 77%, com a concomitante diminuição na taxa de PAV. Descritores: Pneumonia associada à ventilação mecânica. Infecção hospitalar. Unidades de terapia intensiva. Cuidados críticos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Matheus Silva Lourençone, Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Enfermeiro Especialista em Terapia Intensiva. Enfermeiro da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São José, Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Aline Branco, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Bolsista de Iniciação Científica CNPq.

Ariane Baptista Monteiro, Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Mestre em Ensino na Saúde. Enfermeira do Controle de Infecção Hospitalar da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Jaqueline Petittembert Fonseca, Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Enfermeira Especialista em Terapia Intensiva. Coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva Central do Hospital Santa Clara, Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Rita Catalina Aquino Caregnato, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Doutora em Educação. Enfermeira professora adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2019-04-02

Como Citar

Silva Lourençone, E. M., Branco, A., Baptista Monteiro, A., Petittembert Fonseca, J., & Aquino Caregnato, R. C. (2019). Adesão às medidas preventivas versus incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 9(2). https://doi.org/10.17058/reci.v9i2.12596

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL