Levantamento Epidemiológico em Saúde Mental de um Município do Interior de Minas Gerais

Autores

  • Gilmar Antoniassi Junior Universidade de Franca (UNIFRAN), Franca, SP, Braisil. Faculdade Patos de Minas (FPM), Patos de Minas, MG, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-1809-1380
  • Sueli Moreira Felix Oliveira Faculdade Patos de Minas (FPM), Patos de Minas, MG, Brasil.
  • Vânia Cristina Alves Cunha Faculdade Patos de Minas (FPM), Patos de Minas, MG, Brasil.
  • Regina Celia de Souza Beretta Universidade de Franca (UNIFRAN), Franca, SP, Braisil.
  • Glória Lúcia Alves Figueiredo Universidade de Franca (UNIFRAN), Franca, SP, Braisil.

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v9i3.12763

Palavras-chave:

Epidemiologia. Transtornos Mentais. Saúde Mental.

Resumo

Justificativa e Objetivos: A reforma psiquiátrica brasileira e a criação dos Centros de Atenção Psicossocial proporcionaram grandes avanços na assistência às pessoas em sofrimento mental. O objetivo do estudo foi explorar os dados epidemiológicos em saúde mental em um município da Região do Alto Paranaíba de Minas Gerais. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória em que foram analisados os prontuários de atendimento na atenção primária de um município de pequeno porte. A coleta de dados incluiu 100% dos prontuários de pacientes com diagnósticos de transtornos mentais. Resultados: o maior número de atendimentos foi de mulheres (60,39%), faixa etária de 20 a 39 anos (34,42%), com diagnósticos de transtornos de ansiedade (38,96%) e depressão (35,06%). Os principais medicamentos prescritos foram antidepressivos (63,64%) e benzodiazepínicos (83,77%). A maior parte (95%) dos encaminhamentos foram para a psiquiatria e uma pequena parte (5%) foi para a psicologia. Conclusão: Foi detectada a necessidade de criar um serviço de saúde mental que acompanhe as pessoas portadoras de sofrimento mental e garanta a intervenção multiprofissional, o que fortalecerá as ações da Atenção Básica (AB) e Unidade Saúde da Família (USF).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmar Antoniassi Junior, Universidade de Franca (UNIFRAN), Franca, SP, Braisil. Faculdade Patos de Minas (FPM), Patos de Minas, MG, Brasil.

Doutorando e Mestre em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca, professor universitário a 9 anos, coordenador de curso e pedagógico institucional.

Sueli Moreira Felix Oliveira, Faculdade Patos de Minas (FPM), Patos de Minas, MG, Brasil.

Graduada em Psicologia e Psicóloga da Rede Psicossocial.

Regina Celia de Souza Beretta, Universidade de Franca (UNIFRAN), Franca, SP, Braisil.

Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde.

Glória Lúcia Alves Figueiredo, Universidade de Franca (UNIFRAN), Franca, SP, Braisil.

Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde.

Downloads

Publicado

2019-09-26

Como Citar

Antoniassi Junior, G., Moreira Felix Oliveira, S., Alves Cunha, V. C., Souza Beretta, R. C. de, & Alves Figueiredo, G. L. (2019). Levantamento Epidemiológico em Saúde Mental de um Município do Interior de Minas Gerais. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 9(3). https://doi.org/10.17058/reci.v9i3.12763

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL