O controle de infecções e o ensino

Autores

  • Heloisa Helena Karnas Hoefel

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v2i2.2689

Resumo

O Controle de Infecções Hospitalares ou em Serviços de Saúde’ teve essa mudança relacionada às novas formas de ver o cuidado e às novas políticas de saúde nacionais e internacionais. Sobre o ensinar e o aprender a inclusão de CIH como disciplina nos currículos de graduação das áreas de saúde é um assunto antigo. Poucas evidências de avanços na inserção de CIH como disciplina são encontradas nas grades dos currículos nacionais. Parece não existir um consenso sobre inserção uma vez que raros são os cursos de graduação que o incluíram nas suas matrizes. Uma das preocupações acadêmicas é a de preparar o profissional de saúde para o controle de infecções considerando a sua interdisciplinaridade. A fundamentação teórica do que se aprendeu da infectologia e epidemiologia para o controle de infecções será útil no avanço acadêmico se soubermos aproveitar a parceria que aprendemos a valorizar e que traz resultados exitosos. Agregando o cuidado seguro como norteador de estudos, discursos e ações, a cultura de segurança , que é uma tendência mundial, a partir dos bancos da universidade trará benefícios em todas as áreas da assistência.

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Publicado

2012-04-05

Como Citar

Hoefel, H. H. K. (2012). O controle de infecções e o ensino. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 2(2), 38-40. https://doi.org/10.17058/reci.v2i2.2689

Edição

Seção

EDITORIAL