“Fisioterapia e a promoção da saúde”: o saber em saúde a partir do ensino acadêmico

Autores

  • Thomaz da Cunha Figueiredo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v4i1.3749

Resumo

Com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)1 e também após sua reformulação, em 2002, a orientação e modo para capacitar os discentes em fisioterapia, norteou a educação acadêmica para que sejam formados profissionais aptos, atentos e transformadores da realidade que os cerca. Com isso, buscando, primordialmente, dar um acesso a um pensar e agir humanista, crítico e reflexivo, generalista, com a união constante da teoria e prática em todos os níveis de atenção em saúde dentro da universidade, e, assim, conscientes e engajados para modificar o ambiente em que vivem e portadores de uma atitude movedora das mazelas em saúde. Ao formar discentes de Fisioterapia é fundamental salientar a saúde coletiva como a relação das questões sanitárias, educacionais, econômicas e outras, com o Sistema Único de Saúde (SUS) nos estratos de busca pela almejada qualidade de vida. Pensar em atributos que qualifiquem a partir desse assunto, atualmente, deve primar pelo embasamento teórico com fundamentos históricos e ações desenvolvidas nesse âmbito e, simultaneamente, a inserção precoce na esfera profissional para gerar discentes pensadores de planos e estratégias para a mudança de paradigmas em saúde, enfim, agentes de saúde desmistificadores de alguns conceitos para alcançar o objetivo de promover e educar em saúde. 9,10 O curso de graduação em Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano em Santa Maria, RS, conduz à formação dos seus acadêmicos com excelência. No sentido de alcançar mudanças no pensar em saúde e em tudo que a envolve. O Projeto Pedagógico do curso foi formulado com base nas DCN em Fisioterapia, dispondo assim desde o primeiro semestre com a disciplina de Educação em Saúde e, posteriormente, com a Fisioterapia e a Promoção da Saúde I, II, III, IV. Nos semestres subsequentes, a prática dos discentes em instituições de repouso, Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas de educação infantil e gestão da saúde,5 as quais buscam mostrar a constituição da saúde em sua esfera psico-fisico-social, aguçam o interesse para a atuação nessa área ainda precária de fisioterapeutas além de criar um pensamento crítico-reflexivo sobre a realidade, desenvolvendo as inúmeras habilidades e competências necessárias para a vida profissional. O presente relato apresenta as atividades e os benefícios identificados após a realização das disciplinas de Fisioterapia e a Promoção da Saúde I, II, III e IV, sob olhar de um acadêmico do sétimo semestre do curso de Fisioterapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thomaz da Cunha Figueiredo, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Bolsista PET-Saúde e Pró-Saúde UNIFRA, Acadêmico do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, Santa Maria, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-01-04

Como Citar

Figueiredo, T. da C. (2014). “Fisioterapia e a promoção da saúde”: o saber em saúde a partir do ensino acadêmico. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 4(1), 32-33. https://doi.org/10.17058/reci.v4i1.3749

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA