“Fisioterapia e a promoção da saúde”: o saber em saúde a partir do ensino acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.17058/reci.v4i1.3749Resumo
Com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)1 e também após sua reformulação, em 2002, a orientação e modo para capacitar os discentes em fisioterapia, norteou a educação acadêmica para que sejam formados profissionais aptos, atentos e transformadores da realidade que os cerca. Com isso, buscando, primordialmente, dar um acesso a um pensar e agir humanista, crítico e reflexivo, generalista, com a união constante da teoria e prática em todos os níveis de atenção em saúde dentro da universidade, e, assim, conscientes e engajados para modificar o ambiente em que vivem e portadores de uma atitude movedora das mazelas em saúde. Ao formar discentes de Fisioterapia é fundamental salientar a saúde coletiva como a relação das questões sanitárias, educacionais, econômicas e outras, com o Sistema Único de Saúde (SUS) nos estratos de busca pela almejada qualidade de vida. Pensar em atributos que qualifiquem a partir desse assunto, atualmente, deve primar pelo embasamento teórico com fundamentos históricos e ações desenvolvidas nesse âmbito e, simultaneamente, a inserção precoce na esfera profissional para gerar discentes pensadores de planos e estratégias para a mudança de paradigmas em saúde, enfim, agentes de saúde desmistificadores de alguns conceitos para alcançar o objetivo de promover e educar em saúde. 9,10 O curso de graduação em Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano em Santa Maria, RS, conduz à formação dos seus acadêmicos com excelência. No sentido de alcançar mudanças no pensar em saúde e em tudo que a envolve. O Projeto Pedagógico do curso foi formulado com base nas DCN em Fisioterapia, dispondo assim desde o primeiro semestre com a disciplina de Educação em Saúde e, posteriormente, com a Fisioterapia e a Promoção da Saúde I, II, III, IV. Nos semestres subsequentes, a prática dos discentes em instituições de repouso, Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas de educação infantil e gestão da saúde,5 as quais buscam mostrar a constituição da saúde em sua esfera psico-fisico-social, aguçam o interesse para a atuação nessa área ainda precária de fisioterapeutas além de criar um pensamento crítico-reflexivo sobre a realidade, desenvolvendo as inúmeras habilidades e competências necessárias para a vida profissional. O presente relato apresenta as atividades e os benefícios identificados após a realização das disciplinas de Fisioterapia e a Promoção da Saúde I, II, III e IV, sob olhar de um acadêmico do sétimo semestre do curso de Fisioterapia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author must state that the paper is original (has not been published previously), not infringing any copyright or other ownership right involving third parties. Once the paper is submitted, the Journal reserves the right to make normative changes, such as spelling and grammar, in order to maintain the language standard, but respecting the author’s style. The published papers become ownership of RECI, considering that all the opinions expressed by the authors are their responsibility. Because we are an open access journal, we allow free use of articles in educational and scientific applications provided the source is cited under the Creative Commons CC-BY license.