Práticas interdisciplinares no programa de educação pelo trabalho para a saúde/vigilância em saúde: contribuições para a formação do profissional farmacêutico

Autores

  • Karini da Rosa Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Suzane Beatriz Frantz Krug Universidade de Santa Cruz do Sul.
  • Edina Linhares Garcia Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v4i2.4094

Resumo

A realidade atual do panorama da saúde brasileira necessita de profissionais preparados para atuar com competência na área da saúde pública, e a formação desses profissionais críticos e construtores de práticas qualificadas de assistência à saúde, integra discursos e metas propostas por muitas instituições formadoras e demais envolvidos neste processo. Ainda que o ensino farmacêutico seja deficitário no campo da Saúde Coletiva, alguns acadêmicos têm iniciativas próprias que apontam para a construção de um perfil voltado às demandas do SUS, priorizando o aprendizado crítico e reflexivo, consolidando-se assim, características como autonomia, iniciativa, capacidade de resolução de problemas e criatividade. Neste contexto, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), constitui-se como proposta do governo federal para contribuir na modificação da formação dos profissionais de saúde, atendendo as necessidades de saúde do país e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), com a finalidade de facilitar o processo de integração ensino-serviço-comunidade. Desta forma, o artigo tem como objetivo relatar as vivências de uma acadêmica do curso de graduação em Farmácia ao participar do projeto PET Saúde/Vigilância em Saúde, refletindo sobre a importância da interdisciplinaridade na formação acadêmica.O presente trabalho trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo, de ações desenvolvidas pelo projeto intitulado “Vigilância em saúde: um estudo com trabalhadores cadastrados e não cadastrados na Unidade Municipal de Referencia em Saúde do Trabalhador (UMREST) de Santa Cruz do Sul”. Tanto as atividades realizadas pelo projeto, como as possibilidades surgidas a partir dessas, reforçam o PET como fio condutor da integração ensino-serviço-comunidade e isso contribui de maneira crucial para a formação de profissionais de saúde com perfil adequado às necessidades e às políticas de Saúde do país.

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Biografia do Autor

Karini da Rosa, Universidade de Santa Cruz do Sul

Farmacêutica, mestranda do Programa de Pós Graduação Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Suzane Beatriz Frantz Krug, Universidade de Santa Cruz do Sul.

Docente do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Edina Linhares Garcia, Universidade de Santa Cruz do Sul

Docente do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul.

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Publicado

2014-04-04

Como Citar

Rosa, K. da, Frantz Krug, S. B., & Linhares Garcia, E. (2014). Práticas interdisciplinares no programa de educação pelo trabalho para a saúde/vigilância em saúde: contribuições para a formação do profissional farmacêutico. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 4(2), 176-179. https://doi.org/10.17058/reci.v4i2.4094

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA