Interdisciplinary practices in education program at work health / health surveillance : contributions to the formation of pharmacist

Karini da Rosa, Suzane Beatriz Frantz Krug, Edina Linhares Garcia

Abstract


A realidade atual do panorama da saúde brasileira necessita de profissionais preparados para atuar com competência na área da saúde pública, e a formação desses profissionais críticos e construtores de práticas qualificadas de assistência à saúde, integra discursos e metas propostas por muitas instituições formadoras e demais envolvidos neste processo. Ainda que o ensino farmacêutico seja deficitário no campo da Saúde Coletiva, alguns acadêmicos têm iniciativas próprias que apontam para a construção de um perfil voltado às demandas do SUS, priorizando o aprendizado crítico e reflexivo, consolidando-se assim, características como autonomia, iniciativa, capacidade de resolução de problemas e criatividade. Neste contexto, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), constitui-se como proposta do governo federal para contribuir na modificação da formação dos profissionais de saúde, atendendo as necessidades de saúde do país e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), com a finalidade de facilitar o processo de integração ensino-serviço-comunidade. Desta forma, o artigo tem como objetivo relatar as vivências de uma acadêmica do curso de graduação em Farmácia ao participar do projeto PET Saúde/Vigilância em Saúde, refletindo sobre a importância da interdisciplinaridade na formação acadêmica.O presente trabalho trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo, de ações desenvolvidas pelo projeto intitulado “Vigilância em saúde: um estudo com trabalhadores cadastrados e não cadastrados na Unidade Municipal de Referencia em Saúde do Trabalhador (UMREST) de Santa Cruz do Sul”. Tanto as atividades realizadas pelo projeto, como as possibilidades surgidas a partir dessas, reforçam o PET como fio condutor da integração ensino-serviço-comunidade e isso contribui de maneira crucial para a formação de profissionais de saúde com perfil adequado às necessidades e às políticas de Saúde do país.



DOI: http://dx.doi.org/10.17058/reci.v4i2.4094



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