Práticas interdisciplinares no programa de educação pelo trabalho para a saúde/vigilância em saúde: contribuições para a formação do profissional farmacêutico
DOI:
https://doi.org/10.17058/reci.v4i2.4094Resumen
A realidade atual do panorama da saúde brasileira necessita de profissionais preparados para atuar com competência na área da saúde pública, e a formação desses profissionais críticos e construtores de práticas qualificadas de assistência à saúde, integra discursos e metas propostas por muitas instituições formadoras e demais envolvidos neste processo. Ainda que o ensino farmacêutico seja deficitário no campo da Saúde Coletiva, alguns acadêmicos têm iniciativas próprias que apontam para a construção de um perfil voltado às demandas do SUS, priorizando o aprendizado crítico e reflexivo, consolidando-se assim, características como autonomia, iniciativa, capacidade de resolução de problemas e criatividade. Neste contexto, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), constitui-se como proposta do governo federal para contribuir na modificação da formação dos profissionais de saúde, atendendo as necessidades de saúde do país e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), com a finalidade de facilitar o processo de integração ensino-serviço-comunidade. Desta forma, o artigo tem como objetivo relatar as vivências de uma acadêmica do curso de graduação em Farmácia ao participar do projeto PET Saúde/Vigilância em Saúde, refletindo sobre a importância da interdisciplinaridade na formação acadêmica.O presente trabalho trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo, de ações desenvolvidas pelo projeto intitulado “Vigilância em saúde: um estudo com trabalhadores cadastrados e não cadastrados na Unidade Municipal de Referencia em Saúde do Trabalhador (UMREST) de Santa Cruz do Sul”. Tanto as atividades realizadas pelo projeto, como as possibilidades surgidas a partir dessas, reforçam o PET como fio condutor da integração ensino-serviço-comunidade e isso contribui de maneira crucial para a formação de profissionais de saúde com perfil adequado às necessidades e às políticas de Saúde do país.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
The author must state that the paper is original (has not been published previously), not infringing any copyright or other ownership right involving third parties. Once the paper is submitted, the Journal reserves the right to make normative changes, such as spelling and grammar, in order to maintain the language standard, but respecting the author’s style. The published papers become ownership of RECI, considering that all the opinions expressed by the authors are their responsibility. Because we are an open access journal, we allow free use of articles in educational and scientific applications provided the source is cited under the Creative Commons CC-BY license.