Influência da insegurança alimentar no perfil socioeconômico e custos de vida.

Autores

  • Márcia Yane Girolometto Ribeiro Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Karen Mello de Mattos Centro Universitário Franciscano
  • Adriane Cervi Blümke Centro Universitário Franciscano
  • Tereza Cristina Blasi Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v5i1.4703

Resumo

Justificativa e Objetivos: a realização desta pesquisa torna-se necessária, pois as mulheres estão mais suscetíveis à insegurança alimentar, quando comparadas aos homens, em consequência do acesso precário a renda. Considerando a importância da alimentação, condições socioeconômicas e acesso a atenção em saúde, esta pesquisa irá contribuir na qualidade de vida, levando em consideração que a insegurança alimentar poderá deteriorar o nível de bem-estar e ocasionar a incerteza sobre o abastecimento de alimentos. Com isso a presente pesquisa objetiva verificar a relação entre a insegurança alimentar e o perfil socioeconômico de mulheres atendidas na atenção primária à saúde de Santa Maria/RS, bem como verificar os custos de vida. Métodos: pesquisa quantitativa descritiva com coleta de dados primários, realizada com mulheres adultas e idosas atendidas na atenção primária de Santa Maria/RS. A coleta de dados ocorreu no período de março a abril de 2013. Entrevista por meio de questionário elaborado pela pesquisadora e a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA). Resultados: participaram 100 mulheres com faixa etária de 19 a 77 anos, com média de idade de 44,13 (±16,33) anos. O estado civil prevalente foi união estável com 55% e a profissão do lar 31%. O maior custo foi alimentação com 79%. Conclusão: Apesar dos anos de estudo ser igual ou maior a oito anos pode ser observado presença da insegurança alimentar leve. Descritores: Renda Familiar. Mulheres. Escolaridade. Estado Civil. Vulnerabilidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Yane Girolometto Ribeiro, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Nutricionista. Especialização em andamento em Avaliação em Serviço de Saúde (UFCSPA).

Karen Mello de Mattos, Centro Universitário Franciscano

Nutricionista. Doutoranda em Gerontologia Biomédica (PUCRS). Mestre em Saúde Coletiva pela (ULBRA/Canoas). Orientadora. Docente dos Cursos de Nutrição e Enfermagem do Centro Universitário Franciscano.

Adriane Cervi Blümke, Centro Universitário Franciscano

Nutricionista. Doutoranda em Ciências Sociais (UNISINOS). Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Franciscano.

Tereza Cristina Blasi, Centro Universitário Franciscano

Nutricionista. Mestre em Tecnologia dos Alimentos. Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Franciscano.

Downloads

Publicado

2015-01-04

Como Citar

Ribeiro, M. Y. G., Mattos, K. M. de, Blümke, A. C., & Blasi, T. C. (2015). Influência da insegurança alimentar no perfil socioeconômico e custos de vida. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 5(1), 01-05. https://doi.org/10.17058/reci.v5i1.4703

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL