Identificação de microrganismos veiculados por vetores mecânicos no ambiente hospitalar em uma cidade da região noroeste do estado Rio Grande do Sul.

Autores

  • Cristina Jacobs Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Angelo/RS
  • Izabel Almeida Alves Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Angelo/RS

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v4i4.4866

Resumo

JUSTIFICATIVAS: Os artrópodes são considerados os vetores hospitalares mais importantes, pois possuem a capacidade de transportar microrganismos patogênicos relacionados às infecções hospitalares. OBJETIVO: Identificar microrganismos veiculados por formigas em ambiente hospitalar no município de Santo Ângelo–RS. MÉTODOS: Um total de 250 formigas foram coletadas, distribuídas em 50 tubos de ensaio. O período da coleta compreendeu os meses de abril, maio e junho de 2013. A coleta foi proposta por Tanaka e colaboradores (2007). As formigas foram coletadas assepticamente com pinças estéreis e acondicionadas em tubos de ensaio estéreis. Aos tubos foram transferidos 5mL de caldo BHI, incubados 24h à 37°C. Após, cada tubo foi submetido à semeadura por esgotamento nos meios ágar Mac Conckey e ágar sangue de carneiro 5%; as placas foram incubadas em estufa a 37°C por 24 a 48h. Os microrganismos isolados foram identificados conforme métodos microbiológicos.RESULTADOS: Neste trabalho foram coletadas 250 formigas, sendo que uma amostra correspondia a 5 formigas. Com isso 50 foi número total de amostras analisadas. Foram observadas em nove unidades hospitalares, e em quatro foram encontradas a presença de formigas: Unidade Pré/Pós cirúrgica (SUS), maternidade, unidade Pré/Pós cirúrgica (Convênios) e administração. Dentre as alas hospitalares estudadas, houve maior presença de formigas na ala da Unidade Pré-Pós Cirúrgica (SUS). Quatro tipos de patógenos foram isolados: Staphylococcus coagulase negativo (SCN), Staphylococcus aureus, Acinetobacter baumannii e Candida albicans, sendo o SCN mais frequente (46,2%).CONCLUSÃO: Este trabalho confirmou o potencial das formigas como vetores de microrganismos patogênicos em ambiente hospitalar no município de Santo Ângelo, RS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Jacobs, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Angelo/RS

Graduanda do Curso de Farmácia

Izabel Almeida Alves, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Angelo/RS

Professora do Curso de Farmácia, Departamento da Saúde, Área da Farmácia Bioquímica Clínica.

Downloads

Publicado

2014-10-04

Como Citar

Jacobs, C., & Alves, I. A. (2014). Identificação de microrganismos veiculados por vetores mecânicos no ambiente hospitalar em uma cidade da região noroeste do estado Rio Grande do Sul. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 4(4), 238-242. https://doi.org/10.17058/reci.v4i4.4866

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL