Identificação de microrganismos veiculados por vetores mecânicos no ambiente hospitalar em uma cidade da região noroeste do estado Rio Grande do Sul.

Autores/as

  • Cristina Jacobs Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Angelo/RS
  • Izabel Almeida Alves Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Angelo/RS

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v4i4.4866

Resumen

JUSTIFICATIVAS: Os artrópodes são considerados os vetores hospitalares mais importantes, pois possuem a capacidade de transportar microrganismos patogênicos relacionados às infecções hospitalares. OBJETIVO: Identificar microrganismos veiculados por formigas em ambiente hospitalar no município de Santo Ângelo–RS. MÉTODOS: Um total de 250 formigas foram coletadas, distribuídas em 50 tubos de ensaio. O período da coleta compreendeu os meses de abril, maio e junho de 2013. A coleta foi proposta por Tanaka e colaboradores (2007). As formigas foram coletadas assepticamente com pinças estéreis e acondicionadas em tubos de ensaio estéreis. Aos tubos foram transferidos 5mL de caldo BHI, incubados 24h à 37°C. Após, cada tubo foi submetido à semeadura por esgotamento nos meios ágar Mac Conckey e ágar sangue de carneiro 5%; as placas foram incubadas em estufa a 37°C por 24 a 48h. Os microrganismos isolados foram identificados conforme métodos microbiológicos.RESULTADOS: Neste trabalho foram coletadas 250 formigas, sendo que uma amostra correspondia a 5 formigas. Com isso 50 foi número total de amostras analisadas. Foram observadas em nove unidades hospitalares, e em quatro foram encontradas a presença de formigas: Unidade Pré/Pós cirúrgica (SUS), maternidade, unidade Pré/Pós cirúrgica (Convênios) e administração. Dentre as alas hospitalares estudadas, houve maior presença de formigas na ala da Unidade Pré-Pós Cirúrgica (SUS). Quatro tipos de patógenos foram isolados: Staphylococcus coagulase negativo (SCN), Staphylococcus aureus, Acinetobacter baumannii e Candida albicans, sendo o SCN mais frequente (46,2%).CONCLUSÃO: Este trabalho confirmou o potencial das formigas como vetores de microrganismos patogênicos em ambiente hospitalar no município de Santo Ângelo, RS.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristina Jacobs, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Angelo/RS

Graduanda do Curso de Farmácia

Izabel Almeida Alves, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Angelo/RS

Professora do Curso de Farmácia, Departamento da Saúde, Área da Farmácia Bioquímica Clínica.

##submission.downloads##

Publicado

2014-10-04

Cómo citar

Jacobs, C., & Alves, I. A. (2014). Identificação de microrganismos veiculados por vetores mecânicos no ambiente hospitalar em uma cidade da região noroeste do estado Rio Grande do Sul. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 4(4), 238-242. https://doi.org/10.17058/reci.v4i4.4866

Número

Sección

ARTIGO ORIGINAL