Avaliação das características mamográficas, ultrassonográficas e histopatológicas de uma série de lesões neoplásicas malignas de origem epitelial da mama.

Autores

  • Francisca Miriane Araújo Univap e Chrisfapi
  • Patrícia Silva Albuquerque
  • Aracy Castelo Branco Rodrigues Alves
  • Lucielma Salmito Soares Pinto

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v5i3.5423

Resumo

Justificativa e Objetivos: O câncer de mama é um dos cânceres mais comuns em mulheres representa um importante problema de saúde publica, sendo hoje a principal causa de morte. Sua detecção precoce é a chave para o tratamento e a cura dos pacientes. O objetivo do estudo foi descrever as características mamográficas, ultrassonográficas e histopatológicas de carcinomas mamários no diagnóstico, bem como avaliar a correlação da mamografia e ultrassonografia. Métodos: Estudo transversal retrospectivo utilizando-se dados secundários de prontuários de 26 pacientes que tiveram confirmação histopatológica de carcinoma de mama atendidos em uma clínica particular de Teresina-PI no período de Janeiro a Dezembro de 2008. Resultados: A análise histopatológica revelou que 92,3% dos casos diagnosticados foram carcinomas invasivos, entre os tipos o mais freqüente foi ductal, com 88,46%. Na análise ultrassonográfica, o aspecto morfológico predominante de nódulo com 90,48% e margens irregulares em 60%, o tamanho lesional médio foi de 1,5 cm e a classificação BI-RADS mais comum foi a categoria IV com 76,2%. Na análise mamográfica, observou-se aspecto morfológico predominante de nódulo com 81,81% e a avaliação das lesões revelou margens irregulares em 77,7%, o tamanho lesional médio foi de 1,8 cm. A categoria mais comum foi a classificação IV, com 72,72%. Comparando-se os resultados nos 2 métodos, obteve-se concordância geral de 86,15%. Conclusão: Pode-se concluir que, maiores esforços devem ser empregados com o intuito de possibilitar a detecção de lesões precoces, tendo em vista que mais de 90% das pacientes já apresentavam lesões do tipo infiltrativa e com tamanho médio superior a 1,5 cm de diâmetro. DESCRITORES: Neoplasias. Mamografia. Ultrassonografia Mamária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Miriane Araújo, Univap e Chrisfapi

Biomedica e mestre em Engenharia Biomedica

Downloads

Publicado

2015-07-04

Como Citar

Araújo, F. M., Albuquerque, P. S., Alves, A. C. B. R., & Pinto, L. S. S. (2015). Avaliação das características mamográficas, ultrassonográficas e histopatológicas de uma série de lesões neoplásicas malignas de origem epitelial da mama. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 5(3), 116-122. https://doi.org/10.17058/reci.v5i3.5423

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL