Avaliação das características mamográficas, ultrassonográficas e histopatológicas de uma série de lesões neoplásicas malignas de origem epitelial da mama.
DOI:
https://doi.org/10.17058/reci.v5i3.5423Resumen
Justificativa e Objetivos: O câncer de mama é um dos cânceres mais comuns em mulheres representa um importante problema de saúde publica, sendo hoje a principal causa de morte. Sua detecção precoce é a chave para o tratamento e a cura dos pacientes. O objetivo do estudo foi descrever as características mamográficas, ultrassonográficas e histopatológicas de carcinomas mamários no diagnóstico, bem como avaliar a correlação da mamografia e ultrassonografia. Métodos: Estudo transversal retrospectivo utilizando-se dados secundários de prontuários de 26 pacientes que tiveram confirmação histopatológica de carcinoma de mama atendidos em uma clínica particular de Teresina-PI no período de Janeiro a Dezembro de 2008. Resultados: A análise histopatológica revelou que 92,3% dos casos diagnosticados foram carcinomas invasivos, entre os tipos o mais freqüente foi ductal, com 88,46%. Na análise ultrassonográfica, o aspecto morfológico predominante de nódulo com 90,48% e margens irregulares em 60%, o tamanho lesional médio foi de 1,5 cm e a classificação BI-RADS mais comum foi a categoria IV com 76,2%. Na análise mamográfica, observou-se aspecto morfológico predominante de nódulo com 81,81% e a avaliação das lesões revelou margens irregulares em 77,7%, o tamanho lesional médio foi de 1,8 cm. A categoria mais comum foi a classificação IV, com 72,72%. Comparando-se os resultados nos 2 métodos, obteve-se concordância geral de 86,15%. Conclusão: Pode-se concluir que, maiores esforços devem ser empregados com o intuito de possibilitar a detecção de lesões precoces, tendo em vista que mais de 90% das pacientes já apresentavam lesões do tipo infiltrativa e com tamanho médio superior a 1,5 cm de diâmetro. DESCRITORES: Neoplasias. Mamografia. Ultrassonografia Mamária.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
The author must state that the paper is original (has not been published previously), not infringing any copyright or other ownership right involving third parties. Once the paper is submitted, the Journal reserves the right to make normative changes, such as spelling and grammar, in order to maintain the language standard, but respecting the author’s style. The published papers become ownership of RECI, considering that all the opinions expressed by the authors are their responsibility. Because we are an open access journal, we allow free use of articles in educational and scientific applications provided the source is cited under the Creative Commons CC-BY license.