Educação em saúde para prevenção do câncer de mama no município de Piripiri-PI: atuação do pet-saúde

Autores

  • Joselma Oliveira Silva SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRIPIRI-PI
  • Joselma Maria Oliveira Secretaria Municipal de Saúde; Christus Faculdade do Piauí
  • Regiane Marques Silva Christus Faculdade do Piauí- CHRISFAPI
  • Drayton Cavalcante Melo Christus Faculdade do Piauí- CHRISFAPI
  • Sanla Eunice Barbosa Christus Faculdade do Piauí- CHRISFAPI
  • Francisca Miriane Araújo Christus Faculdade do Piauí- CHRISFAPI

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v5i4.5458

Resumo

Justificativa e Objetivos: O câncer de mama é uma afecção causada pela multiplicação anormal das células da mama. É possível diagnosticar precocemente por meio da realização de alguns exames principalmente do exame clínico das mamas, da mamografia, auto exame das mamas. A educação em saúde é um artifício que busca promover melhoria da atenção a saúde, estimulando a participação da população por meio de rodas de conversas, encontros, debates e palestras educativas. O presente trabalho tem como objetivo apresentar as ações de educação em Saúde realizadas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) no Município de Piripiri-PI através do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET SAÚDE). Métodos: As atividades ocorrem semanalmente através dos alunos de Enfermagem e Fisioterapia e preceptores, tendo como objetivo principal o enfrentamento, prevenção e reabilitação do câncer de mama e câncer do colo do útero. Dentre as ações realizadas: busca ativa de mulheres que necessitam realizar exames preventivos, palestras educativas, rodas de conversas, panfletagem nas unidades básicas de saúde do município de Piripiri- PI. Resultados: Observou se que a maioria das mulheres desconheciam os fatores que desencadeiam o câncer de mama e as principais formas de prevenção, como o autoexame das mamas. Conclusão: As ações educativas contribuíram para uma melhor assistência na saúde da mulher no combate ao câncer de mama, mediante uma abordagem educativa e assistencialista através da promoção da integração ensino-serviço-comunidade. Para os alunos do programa as atividades proporcionam um elo de comunicação e ganho de experiência onde o aprendizado teórico pode ser posto em prática. DESCRITORES: Câncer de mama. Diagnóstico precoce. Educação em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joselma Oliveira Silva, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRIPIRI-PI

Fisioterapeuta, especialização em Docência do Ensino Superior, Gestão em Saúde, Gestão das Redes de Atenção à saúde. Atualmente trabalho na secretaria de Saúde de Piripiri-PI, preceptora do Pet-Saúde, instrutora de Pilates.

Joselma Maria Oliveira, Secretaria Municipal de Saúde; Christus Faculdade do Piauí

Fisioterapeuta, Especialista em Docência do Ensino Superior, Preceptora do PET - Saúde/Redes de Atenção à Saúde - (2013/2015).

Regiane Marques Silva, Christus Faculdade do Piauí- CHRISFAPI

Acadêmica de Fisioterapia da Christus Faculdade do Piauí- CHRISFAPI e Bolsistas do PET/Redes de Atenção à Saúde

Drayton Cavalcante Melo, Christus Faculdade do Piauí- CHRISFAPI

Acadêmico de Fisioterapia da Christus Faculdade do Piauí- CHRISFAPI e Bolsistas do PET/Redes de Atenção à Saúde

Sanla Eunice Barbosa, Christus Faculdade do Piauí- CHRISFAPI

Acadêmica de Fisioterapia da Christus Faculdade do Piauí- CHRISFAPI e Bolsistas do PET/Redes de Atenção à Saúde

Francisca Miriane Araújo, Christus Faculdade do Piauí- CHRISFAPI

Mestre e Docente da Christus Faculdade do Piauí – CHRISFAPI e tutora do PET/Redes de Atenção à Saúde.

Downloads

Publicado

2015-10-04

Como Citar

Silva, J. O., Oliveira, J. M., Silva, R. M., Melo, D. C., Barbosa, S. E., & Araújo, F. M. (2015). Educação em saúde para prevenção do câncer de mama no município de Piripiri-PI: atuação do pet-saúde. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 5(4), 203-205. https://doi.org/10.17058/reci.v5i4.5458

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA