Educação em saúde para prevenção do câncer de mama no município de Piripiri-PI: atuação do pet-saúde
DOI:
https://doi.org/10.17058/reci.v5i4.5458Resumen
Justificativa e Objetivos: O câncer de mama é uma afecção causada pela multiplicação anormal das células da mama. É possível diagnosticar precocemente por meio da realização de alguns exames principalmente do exame clínico das mamas, da mamografia, auto exame das mamas. A educação em saúde é um artifício que busca promover melhoria da atenção a saúde, estimulando a participação da população por meio de rodas de conversas, encontros, debates e palestras educativas. O presente trabalho tem como objetivo apresentar as ações de educação em Saúde realizadas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) no Município de Piripiri-PI através do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET SAÚDE). Métodos: As atividades ocorrem semanalmente através dos alunos de Enfermagem e Fisioterapia e preceptores, tendo como objetivo principal o enfrentamento, prevenção e reabilitação do câncer de mama e câncer do colo do útero. Dentre as ações realizadas: busca ativa de mulheres que necessitam realizar exames preventivos, palestras educativas, rodas de conversas, panfletagem nas unidades básicas de saúde do município de Piripiri- PI. Resultados: Observou se que a maioria das mulheres desconheciam os fatores que desencadeiam o câncer de mama e as principais formas de prevenção, como o autoexame das mamas. Conclusão: As ações educativas contribuíram para uma melhor assistência na saúde da mulher no combate ao câncer de mama, mediante uma abordagem educativa e assistencialista através da promoção da integração ensino-serviço-comunidade. Para os alunos do programa as atividades proporcionam um elo de comunicação e ganho de experiência onde o aprendizado teórico pode ser posto em prática. DESCRITORES: Câncer de mama. Diagnóstico precoce. Educação em saúde.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
The author must state that the paper is original (has not been published previously), not infringing any copyright or other ownership right involving third parties. Once the paper is submitted, the Journal reserves the right to make normative changes, such as spelling and grammar, in order to maintain the language standard, but respecting the author’s style. The published papers become ownership of RECI, considering that all the opinions expressed by the authors are their responsibility. Because we are an open access journal, we allow free use of articles in educational and scientific applications provided the source is cited under the Creative Commons CC-BY license.