Validade, Reprodutibilidade e Confiabilidade do Índice de Capacidade para o Trabalho: Uma Revisão Sistemática

Autores

  • Técia Maria Santos Carneiro e Cordeiro Núcleo de Epidemiologia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil.
  • Danyella Santana Souza Núcleo de Epidemiologia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil.
  • Tânia Maria de Araújo Núcleo de Epidemiologia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v7i1.7788

Resumo

Justificativa e objetivo: descrever os estudos de validade, reprodutibilidade e confiabilidade do Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT). Método: trata-se de uma revisão sistemática, a busca de dados foi realizada nas bases eletrônicas BVS e PUBMED. Resultados: foram encontrados 348 artigos, sendo selecionados doze para compor o corpus documental desta revisão. O ICT apresentou propriedades psicométricas adequadas com bom desempenho e níveis aceitáveis de confiabilidade e reprodutibilidade, sendo indicado para futuros estudos com populações semelhantes as quais participaram dos estudos de validação. Conclusão: os indicadores confirmam a validade do ICT, no entanto ainda há lacunas com relação aos pontos de corte das categorias do ICT para se utilizar com confiabilidade, além do uso de outros coeficientes de consistência interna ao considerar as limitações do alfa e, também, estudos de validação completa para as diferentes categorias de trabalhadores nas distintas regiões dos países. DESCRITORES: Avaliação da capacidade de trabalho. Saúde do trabalhador. Validade dos testes. Reprodutibilidade dos testes. Categorias de trabalhadores. Revisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Técia Maria Santos Carneiro e Cordeiro, Núcleo de Epidemiologia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Enfermeira. Mestra em Saúde Coletiva - UEFS. Pesquisadora do Núcleo de Epidemiologia da UEFS. Doutoranda em Ciências da Saúde - UFBA.

Danyella Santana Souza, Núcleo de Epidemiologia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Enfermeira. Membro do Núcleo de Epidemiologia da Universidade Estadual de Feira de Santana. Bahia, Brasil.

Tânia Maria de Araújo, Núcleo de Epidemiologia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Psicóloga. Doutora em Saúde Pública. Docente do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana. Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-01-05

Como Citar

Cordeiro, T. M. S. C. e, Souza, D. S., & Araújo, T. M. de. (2017). Validade, Reprodutibilidade e Confiabilidade do Índice de Capacidade para o Trabalho: Uma Revisão Sistemática. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 7(1), 57-66. https://doi.org/10.17058/reci.v7i1.7788

Edição

Seção

ARTIGOS REVISÃO