Isolamento da primeira cepa de Klebsiella pneumoniae produtora de carbapenemase codificada pelo gene blaNDM: um estudo de caso

Autores

  • Monique Karine da Silva Picolotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná Hospital Universitário do Oeste do Paraná
  • Camila Begui do Nascimento Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR
  • Nereida Mello da Rosa Gioppo Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR
  • Luzia Neri Cosmo Machado Unioeste - HUOP, Cascavel, PR
  • Suelem Bassan Brandt Hospital Universitário do Oeste do Paraná. Cascavel, PR
  • Leyde Daiane de Peder Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz, Cascavel, PR

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v1i1.9350

Resumo

Objetivos: O gene New Delhi metalo ß-lactamase (blaNDM) pode ser encontrado no plasmídeo de variadas cepas de enterobactérias conferindo multirresistência a diferentes classes de antimicrobianos, bem como a fácil disseminação do gene entre essas cepas. O presente estudo teve por objetivo relatar o isolamento da primeira cepa de Klebsiella pneumoniae produtora de carbapenemase codificada pelo gene blaNDM, de um paciente internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no oeste do Paraná. Descrição do caso: Um paciente masculino, 73 anos, deu entrada no hospital referindo dores abdominais sendo iniciada antibioticoterapia com ciprofloxacina e metronidazol. Passou por diversos procedimentos cirúrgicos e evoluiu para sepse com desenvolvimento de K. pneumoniae resistente aos carbapenêmicos produzindo carbapenemase codificada pelo gene blaNDM que teve como foco infeccioso uma ferida operatória abdominal, porém o paciente foi a óbito. Conclusão: Infere-se que, a confirmação da cepa resistente que produz a carbapenemase do tipo NDM e a conduta médica em localizar o foco da sepse, bem como a não resposta aos antimicrobianos utilizados e as diversas complicações cirúrgicas contribuíram para que o paciente evoluísse a óbito. Fazem-se necessários, portanto, estudos complexos sobre cepas que produzem esse tipo de carbapenemase, para uma escolha adequada da combinação de antimicrobianos que serão eficazes no tratamento, bem como ações junto a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) que visem conter as diferentes infecções, principalmente a realização da coleta de cultura de vigilância desses pacientes em ambiente hospitalar, a fim de evitar a seleção de cepas cada vez mais resistentes a esses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monique Karine da Silva Picolotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná Hospital Universitário do Oeste do Paraná

Farmacêutica bioquímica no Hospital Universitário do Oeste do Paraná, formada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná em Farmácia Generalista.

Camila Begui do Nascimento, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Bióloga Licenciada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pós graduanda em Análises Clínicas e Toxicológicas pelo Centro Universitário FAG. Tem experiência na área de Biologia Geral com ênfase em Genética e mutagênese. Já desenvolveu projetos na área de Histologia e Embriologia de Vertebrados Anamniotas, assim como na área de Educação Ambiental. Também desenvolveu projetos na área de mutagênese trabalhando com mucosa oral e sistema teste de ALLIUM CEPA.

Nereida Mello da Rosa Gioppo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1981), mestrado em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina (2000) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Bacteriologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: infecção hospitalar, saúde da família e avaliação microbiológica.

Luzia Neri Cosmo Machado, Unioeste - HUOP, Cascavel, PR

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1985), graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1985) e mestrado em Biociências Aplicadas à Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Atualmente é Professor assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e preceptora de residência em Análises Clínicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Microbiologia Clínica

Suelem Bassan Brandt, Hospital Universitário do Oeste do Paraná. Cascavel, PR

Graduada em Farmácia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009). Especialista em Análises Clínicas e Toxicológicas pela Faculdade Assis Gurgaz (2012). Atualmente Farmacêutica Bioquímica do Laboratório de Análises Clínicas no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), atuando na área de Bacteriologia Clínica.

Leyde Daiane de Peder, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz, Cascavel, PR

Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia da Universidade Estadual de Maringá. Possui graduação em Farmácia com habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e é Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina (2006). Atua como docente no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG), ministrando as disciplinas de Química Geral, Imunologia Clínica e Bioquímica Clínica. Atua também como fiscal de Vigilância Sanitária.Tem experiência na área de Análises Clínicas e Farmácia de dispensação.

Downloads

Publicado

2018-01-02

Como Citar

Picolotto, M. K. da S., do Nascimento, C. B., Gioppo, N. M. da R., Machado, L. N. C., Brandt, S. B., & de Peder, L. D. (2018). Isolamento da primeira cepa de Klebsiella pneumoniae produtora de carbapenemase codificada pelo gene blaNDM: um estudo de caso. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 8(1), 104-106. https://doi.org/10.17058/reci.v1i1.9350

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA