Prevalência de mamografia, ultrassonografia e biópsia no município de Sinop, norte do Estado de Mato Grosso

Autores

  • Cezar Augusto da Silva Flores Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso
  • Babiane de Lorenzo Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso
  • Neide Tarsila da Costa Araújo Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v1i2.9362

Resumo

Justificativa e Objetivos: O câncer de mama é o câncer mais comum em mulheres de todo o mundo, e se diagnosticado precocemente, na maioria das vezes possui um bom prognóstico, sendo o exame de mamografia o principal exame para o rastreamento precoce do câncer de mama devido a sua eficácia e confiabilidade. Este estudo analisou a prevalência de mamografias, ultrassonografias e biópsias da mama, realizados no município de Sinop/MT, no período entre 2011 e 2014. Métodos: Trata-se de um estudo documental, retrospectivo com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados no período de maio a julho de 2015, através dos relatórios do SisReg (Sistema Nacional de Regulação), SISCAN (Sistema de Informação de Câncer) e SisMama (Sistema de Informação de Câncer de Mama), através do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSus). Resultado: Constatou-se um número total de 1921 exames marcados e 1208 exames confirmados para mamografia, 717 marcados e 544 confirmados para ultrassonografia e 48 marcados e nenhum confirmados para biópsia no período pesquisado. Observa-se um reduzido número de exames marcados, assim como, também foram baixos os números de exames realizados em relação ao número de mulheres atendidas para realização dos exames. Conclusão: Portanto, estudos sobre cobertura de rastreamento precoce do câncer de mama em áreas atendidas pela Atenção Primária em Saúde se fazem necessário, a fim propiciar reflexões sobre controle do câncer e também, investigar os fatores associados à pequena quantidade do número de exames solicitados e a baixa adesão das mulheres à realização dos exames marcados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cezar Augusto da Silva Flores, Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso

Possui graduação em Bacharelado em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). Pós-graduado em Saúde Pública (2007), Enfermagem em Saúde do Trabalho (2009), e Auditoria no Serviço de Saúde (2009). Mestre em Educação (2013) pelo Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é Professor assistente II da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Bases Históricas da Enfermagem e Cuidado Integral à Saúde do Adulto e do Idoso em Situação Crítica e Perioperatória, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde, Educação, História da Enfermagem, Infectologia, Urgência e Emergência.

Babiane de Lorenzo, Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso

Graduada em enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso

Neide Tarsila da Costa Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/UFMT Cuiabá. Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002). Especialista em Saúde Pública pela Faculdade Internacional de Curitiba/FACINTER; Especialista em Emergência pela Universidade Gama Filho. Atualmente é docente da UFMT/ Campus Sinop, atuando na área de Cuidados Críticos.

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

Flores, C. A. da S., Lorenzo, B. de, & Araújo, N. T. da C. (2018). Prevalência de mamografia, ultrassonografia e biópsia no município de Sinop, norte do Estado de Mato Grosso. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 8(2), 123-128. https://doi.org/10.17058/reci.v1i2.9362

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL