Associação entre o deslocamento para a escola e aptidão física relacionada ao desempenho motor em escolares
DOI:
https://doi.org/10.17058/reci.v7i3.9394Resumo
Justificativa e objetivos: Aptidão física e desempenho motor são importantes preditores de risco cardiovascular em crianças e adolescentes. O presente estudo transversal objetiva verificar se existe associação entre o deslocamento para a escola e aptidão física relacionada ao desempenho motor em escolares. Métodos: A amostra é composta por 751 crianças e adolescentes, sendo 349 do sexo feminino, com idades entre 7 e 17 anos, residentes do município de Santa Cruz do Sul-RS. Para a avaliação do deslocamento para a escola, foi utilizado um questionário. A avaliação da aptidão física relacionada ao desempenho motor foi realizada por meio dos testes de agilidade, velocidade, força de membros superiores e inferiores. Resultados: A maior parte dos meninos (81,4%) e das meninas (84,1%) se deslocam de forma sedentária para a escola, sendo que as meninas que se deslocam de forma ativa para a escola apresentam melhores níveis de força de membros superiores (p=0,023) e de velocidade (p=0,003). Entre os meninos, não foi observada diferença significativa para os indicadores de aptidão física relacionada ao desempenho motor, de acordo com o tipo de deslocamento para a escola. Conclusão: Constatou-se que meninas que se deslocam de forma ativa para a escola apresentam melhores resultados nos testes de aptidão física relacionada ao desempenho motor.Downloads
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