Associação entre o deslocamento para a escola e aptidão física relacionada ao desempenho motor em escolares

Aillyn Lyanna Pires, Silvana Silveira Soares, Letícia Welser, Cristiane Fernanda da Silva, Ana Paula Sehn, Deise Graziela Kern, Andréia Rosane deMoura Valim, Cézane Priscila Reuter, Miria Suzana Burgos

Resumo


Justificativa e objetivos: Aptidão física e desempenho motor são importantes preditores de risco cardiovascular em crianças e adolescentes. O presente estudo transversal objetiva verificar se existe associação entre o deslocamento para a escola e aptidão física relacionada ao desempenho motor em escolares.
Métodos: A amostra é composta por 751 crianças e adolescentes, sendo 349 do sexo feminino, com idades entre 7 e 17 anos, residentes do município de Santa Cruz do Sul-RS. Para a avaliação do deslocamento para a escola, foi utilizado um questionário. A avaliação da aptidão física relacionada ao desempenho motor foi realizada por meio dos testes de agilidade, velocidade, força de membros superiores e inferiores.
Resultados: A maior parte dos meninos (81,4%) e das meninas (84,1%) se deslocam de forma sedentária para a escola, sendo que as meninas que se deslocam de forma ativa para a escola apresentam melhores níveis de força de membros superiores (p=0,023) e de velocidade (p=0,003). Entre os meninos, não foi observada diferença significativa para os indicadores de aptidão física relacionada ao desempenho motor, de acordo com o tipo de deslocamento para a escola.
Conclusão: Constatou-se que meninas que se deslocam de forma ativa para a escola apresentam melhores resultados nos testes de aptidão física relacionada ao desempenho motor.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17058/reci.v7i3.9394



Direitos autorais 2017 Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo




Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção - ISSN 2238-3360

Hospital Santa Cruz
Núcleo de Epidemiologia Hospitalar/Comissão de Controle de Infecção
Rua Fernando Abott, 174
Santa Cruz do Sul - RS - Brasil