Ações de rastreio dos cânceres de mama e do colo do útero em uma região do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v8i4.11083

Resumo

Justificativa e objetivos: Mundialmente é significativa a mortalidade por câncer de mama e câncer do colo do útero. No Paraná estas incidências estão aumentando, crescendo a necessidade de implementação de rastreio para tratamento precoce para melhorar chances de cura. Para melhor administrar os recursos é necessário conhecer como estão sendo feitos esses exames. O objetivo do presente trabalho foi realizar análise da frequência de realização das ações de rastreio dos cânceres de mama e do colo de útero, com mamografias e colpocitologias, nos anos de 2010 a 2013 e 2006 a 2013, respectivamente, na região do “Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense” (CISAMUSEP), e estimar as coberturas tanto da região do CISAMUSEP quanto do Paraná e compara-las, por faixas etárias das pacientes. Métodos: Foi um estudo transversal utilizando dados secundários do SISMAMA e do SISCOLO. Para calcular coberturas estimou-se uma porcentagem de usuárias do SUS, não alcançando coberturas recomendadas. Resultados: Como resultado foi encontrado um aumento das mamografias de 2010 a 2012 e decréscimo em 2013. Em todos os anos 70% das mulheres que realizaram mamografias tinham de 40 a 59 anos, somente no ano de 2013 realizou-se mais exames entre as mulheres de 50 a 59 anos de idade do que mulheres de 40 a 49 anos. As colpocitologias aumentam e diminuem repetidamente de ano a ano. Sendo que cerca de 80% foram feitas em mulheres com idade de 25 a 64 anos. Conclusão: Comparando-se as coberturas do CISAMUSEP com o estado do Paraná, o primeiro tem melhor desempenho com mamografias e pior desempenho com colpocitologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane da Silva Gomes, Centro Universitário de Maringá, Maringá, PR

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Maringá (1994). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase Ginecologia e Obstetrícia. Fez Residência Médica em Ginecologia/Obstetrícia. Mestre em Promoção da Saúde (2017) pela Unicesumar.

Sabrina de Almeida Rodrigues, Centro Universitário de Maringá, Maringá, PR

Acadêmica de Medicina, Centro Universitário de Maringá - Cesumar

Karen Fernanda de Deus Dantas, Centro Universitário de Maringá, Maringá, PR

Acadêmica de Medicina, Centro Universitário de Maringá - Cesumar

Fernanda Shizue Nishida, Centro Universitário de Maringá, Maringá, PR

Pesquisadora do Instituto CESUMAR de Ciência, Tecnologia e Inovação

Marcelo Picinin Bernuci, Centro Universitário de Maringá, Maringá, PR

Pesquisador do Instituto CESUMAR de Ciência, Tecnologia e Inovação

Downloads

Publicado

2018-10-08

Como Citar

Gomes, E. da S., Rodrigues, S. de A., Dantas, K. F. de D., Nishida, F. S., & Bernuci, M. P. (2018). Ações de rastreio dos cânceres de mama e do colo do útero em uma região do Paraná. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 8(4), 392-400. https://doi.org/10.17058/reci.v8i4.11083

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL