Atuação do enfermeiro acerca da tuberculose na Atenção Primária à Saúde: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.17058/jeic.v10i2.13874Palabras clave:
Enfermeiro, Família, Educação em Saúde, TuberculoseResumen
Justificativa e Objetivos: tendo em vista o papel do enfermeiro na assistência ao doente de Tuberculose (TB) na perspectiva dos aspectos derivativos da Atenção Primária à Saúde (APS) e sua importância no controle da doença, objetivou-se analisar a atuação deste profissional da APS nas dimensões “enfoque na família” e “orientação para a comunidade acerca da TB”. Conteúdo: revisão de literatura, realizada na Base de Dados em Enfermagem (BDENF), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Scopus, a partir dos artigos publicados entre 2013 e 2018. Foram encontrados 1.363 artigos. 1.347 foram excluídos por não atenderem aos critérios estabelecidos, resultando em 16 artigos, os quais foram agrupados em eixos temáticos, a saber: Organização da Rede de Atenção à Saúde para TB; O papel do enfermeiro na atenção à TB; O conhecimento dos enfermeiros acerca da TB; e Educação em saúde e as orientações para a comunidade. Conclusão: esta revisão aponta a necessidade da atuação do enfermeiro nas ações de controle da TB, principalmente na capacitação e inserção dos Agentes Comunitários da Saúde para identificação precoce dos casos de TB na comunidade, bem como viabilizar as atividades de educação em saúde para redução de estigmas e (re)construção de conceitos acerca da doença.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
The author must state that the paper is original (has not been published previously), not infringing any copyright or other ownership right involving third parties. Once the paper is submitted, the Journal reserves the right to make normative changes, such as spelling and grammar, in order to maintain the language standard, but respecting the author’s style. The published papers become ownership of RECI, considering that all the opinions expressed by the authors are their responsibility. Because we are an open access journal, we allow free use of articles in educational and scientific applications provided the source is cited under the Creative Commons CC-BY license.