Golden time: Analysis of the response time of the Mobile Urgency Care Service (Samu)
DOI:
https://doi.org/10.17058/jeic.v10i3.14674Palabras clave:
Emergência, Tempo, Serviço pré-hospitalarResumen
Justificativa e Objetivos: analisar o Golden time desenvolvido pelo serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) da cidade de Floriano, Piauí, Brasil. Justifica-se por haver poucas produções que enfatizam primordialmente o tempo (Golden Hour), tornando-se imprescindível aos estudantes e profissionais da área, mostrando que ter domínio e conhecimento do mesmo, pode salvar vidas. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, documental e, abordagem quantitativa realizado a partir dos registros na ficha de atendimento referente ao ano de 2018, a partir do levantamento das variáveis das etapas do Golden time, natureza e tempo do evento, e analisados por meio de estatística descritiva e inferencial.O presente estudo atendeu a todos os preceitos éticos com base no parecer de aprovação do comitê de ética (n° 96443518.4.0000.5660) Resultados: O Golden time mais frequentemente, em 58,5% dos casos, desenvolvido pelo SAMU foi de 15 a 30 minutos. As urgências e emergências clínicas em adultos foram os tipos de eventos mais comumente atendidos (35,50%). Conclusão O atendimento de maior frequência do SAMU de Floriano foi os casos de urgência e emergências clinicas em adultos, juntamente com o tempo de 15 a 30min.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
The author must state that the paper is original (has not been published previously), not infringing any copyright or other ownership right involving third parties. Once the paper is submitted, the Journal reserves the right to make normative changes, such as spelling and grammar, in order to maintain the language standard, but respecting the author’s style. The published papers become ownership of RECI, considering that all the opinions expressed by the authors are their responsibility. Because we are an open access journal, we allow free use of articles in educational and scientific applications provided the source is cited under the Creative Commons CC-BY license.