Avaliação das características clínicas e epidemiológicas e sobrevida global de pacientes portadores de câncer colorretal.

Autores

  • Michelle Eisenhardt

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v3i4.4117

Resumo

Justificativa e Objetivo: O câncer colorretal possui elevada incidência sendo frequentemente tratável e curável se diagnosticado precocemente. Este trabalho teve como objetivo identificar as características epidemiológicas, avaliar a sobrevida global em pacientes portadores de CCR atendidos em um centro especializado em oncologia. Metodologia: Foram avaliados retrospectivamente 127 prontuários de pacientes portadores de CCR. Características clínicas e epidemiológicas além dos protocolos de tratamento e as reações adversas apresentadas pelos pacientes. A associação de significância foi avaliada pelos testes qui-quadrado e exato de Fischer. As análises de sobrevida foram realizadas utilizando a curva de Kaplan-Meier. O intervalo de confiança utilizado foi de 95% (p<0,05). Resultados: A idade média dos pacientes foi de 60,4 anos, sendo os homens os mais afetados pela doença. A taxa de sobrevivência em 5 anos foi de 19,4%, sendo influenciada principalmente pelo protocolo quimioterápico e pela presença de metástases. Conclusão: Pacientes com estádio inicial da doença e que não apresentavam metástase mostraram melhor prognóstico em relação à sobrevida. Estes dados evidenciam a importância da realização de exames periódicos principalmente para pacientes com idade acima de 50 anos, visando diagnóstico precoce do CCR e melhor resposta ao tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-10-04

Como Citar

Eisenhardt, M. (2013). Avaliação das características clínicas e epidemiológicas e sobrevida global de pacientes portadores de câncer colorretal. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 3(4), 112-116. https://doi.org/10.17058/reci.v3i4.4117

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL