Infecção hospitalar em crianças com leishmaniose visceral admitidas em um hospital de referência na região de Montes Claros/MG

Autores

  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Universidade Estadual de Montes Claros
  • Evaristo José de Souza Universidade Estadual de Montes Claros
  • Renata Patrícia Fonseca Gonçalves Universidade Estadual de Montes Claros
  • Simone Guimarães Teixeira Souto Universidade Estadual de Montes Claros
  • Écila Campos Mota Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v4i2.4232

Resumo

Justificativa e Objetivos: A frequência de processos infecciosos pela Leishmaniose Visceral (LV) reflete a maior susceptibilidade da criança às infecções hospitalares (IH). Sendo assim, visou-se estimar a incidência de IH em crianças menores de 12 anos internadas em um hospital com diagnóstico de LV durante o período de janeiro/2007 a dezembro/2008. Método: Estudo documental, retrospectivo, transversal, com abordagem quantitativa. Foi obtida uma amostra de 94 pacientes e a coleta de dados foi realizada por meio de um formulário semiestruturado contendo variáveis socioeconômicas e clínicas. Resultados: Identificou-se a incidência de 20,2% de pacientes com infecção hospitalar em pacientes com diagnóstico de leishmaniose visceral. As infecções de olhos, ouvidos, nariz, garganta e boca e a pneumonia foram as mais comuns no período estudado, totalizando 50% da amostra. Conclusão: Portanto, conclui-se que a LV, associada a uma IH, vem aumentando o seu número de casos em Montes Claros de forma a apresentar um alto perfil de cura dos pacientes estudados. DESCRITORES: Leishmaniose Visceral. Infecção Hospitalar. Pediatria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeiro especialista em Saúde da Família. Pós-Graduando em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES.

Evaristo José de Souza, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeiro pela Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES.

Renata Patrícia Fonseca Gonçalves, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade de Guarulhos. Coordenadora Didática e Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES.

Simone Guimarães Teixeira Souto, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES.

Écila Campos Mota, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES.

Downloads

Publicado

2014-04-04

Como Citar

da Silva, P. L. N., de Souza, E. J., Gonçalves, R. P. F., Souto, S. G. T., & Mota, Écila C. (2014). Infecção hospitalar em crianças com leishmaniose visceral admitidas em um hospital de referência na região de Montes Claros/MG. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 4(2), 139-145. https://doi.org/10.17058/reci.v4i2.4232

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL