Epidemiologia da tuberculose no município de Contagem, Minas Gerais, Brasil, entre 2002 e 2011

Autores

  • Rodrigo Henrique Alves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Dener Carlos dos Reis Escola de Enfermagem - UFMG Fiocruz - MG
  • Ana Maria Viegas Secretaria Municipal de Saúde, Contagem-MG, Brasil.
  • Jussara Alves Cardoso Neves Secretaria Municipal de Saúde de Contagem-MG.
  • Thiara Amanda Corrêa de Almeida Escola de Enfermagem, UFMG.

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v4i2.4411

Resumo

Justificativa e Objetivos: Apesar de já existirem recursos tecnológicos capazes de promover o controle da tuberculose (TB), ainda não há perspectiva de obter sua erradicação em futuro próximo no Brasil. Os estudos epidemiológicos podem fornecer importantes subsídios para as políticas de prevenção da doença. O objetivo foi analisar o perfil epidemiológico da tuberculose no município de Contagem, Minas Gerais, entre 2002 e 2011. Método: Estudo epidemiológico, longitudinal e descritivo. Os dados foram obtidos no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Foram calculados coeficiente de incidência e taxas médias da tuberculose e realizada análise estratificada por sexo, escolaridade, idade, ano de ocorrência e aspectos da morbidade. Resultados: 1336 novos casos de tuberculose foram registrados no período avaliado. Observou-se maior incidência da doença entre homens (2,1:1), indivíduos com baixa escolaridade e na faixa etária acima de 60 anos (39/100.000). A tuberculose pulmonar foi a forma mais prevalente (p<0,001). Identificou-se a associação da tuberculose com outras comorbidades, principalmente com o alcoolismo (52,96%) e AIDS (26,95%). No período avaliado, houve aumento do Tratamento Diretamente Observado, sendo o percentual médio de 29,2%. O percentual médio de cura foi de 69,12% e o abandono do tratamento de 6,19%. Conclusão: O perfil epidemiológico da TB no município investigado mostrou que a prevenção e o controle da doença dependem de investimentos na área social, incluindo programas de aumento do nível de escolarização das pessoas mais vulneráveis à doença, programas que melhorem o acesso de homens aos serviços de saúde, formação profissional, aprimoramento do sistema de informações sobre a doença e melhor integração dos programas de tuberculose e AIDS com o tratamento e prevenção do alcoolismo. DESCRITORES: Doença Negligenciada. Atenção primária à saúde. Tuberculose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Henrique Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFMG (2005); especialização em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Florestais, pela UFLA (2007) e mestrado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre, pela UFMG (2009). Atualmente é doutorando pelo mesmo programa. Atua como Perito Criminal da Polícia Civil de Minas Gerias. Tem experiência em perícias de crimes contra o meio ambiente e ecotoxicologia aquática e terrestre.

Dener Carlos dos Reis, Escola de Enfermagem - UFMG Fiocruz - MG

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia Habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Ciência e Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador Fiocruz, Minas. Laboratório de educação em saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em saúde, educação, saúde pública, programa saúde da familia e saúde da criança e do adolescente.

Ana Maria Viegas, Secretaria Municipal de Saúde, Contagem-MG, Brasil.

Possui graduação em ENFERMAGEM E OBSTETRICIA pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989). Atualmente é docente da Faculdade de Educação e Ciências de Contagem, Referência Técnica em Doenças e Agravos Transmissíveis. Enfermeira da Atenção à Saúde. Enfermeira da Prefeitura Municipal Belo Horizonte. Tem experiência na assistência de Enfermagem, com ênfase em atenção básica saúde integral do adulto,adolescente e criança e em equipe multidisciplinar e educação.

Jussara Alves Cardoso Neves, Secretaria Municipal de Saúde de Contagem-MG.

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1982) e mestrado em Enfermagem - Linha de pesquisa em Epidemiologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é epidemiologista - Secretaria Municipal de Saúde de Contagem Mg e professor assistente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nas seguintes áreas: epidemiologia e meio ambiente; e doenças transmissíveis e doenças de notificação compulsória.

Thiara Amanda Corrêa de Almeida, Escola de Enfermagem, UFMG.

Graduanda em Enfermagem, pela UFMG.

Downloads

Publicado

2014-04-04

Como Citar

Alves, R. H., dos Reis, D. C., Viegas, A. M., Neves, J. A. C., & de Almeida, T. A. C. (2014). Epidemiologia da tuberculose no município de Contagem, Minas Gerais, Brasil, entre 2002 e 2011. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 4(2), 146-153. https://doi.org/10.17058/reci.v4i2.4411

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL