Percepções acerca da monitoria acadêmica na disciplina de Fisioterapia e a saúde da mulher
DOI:
https://doi.org/10.17058/reci.v4i1.4621Resumen
A monitoria acadêmica constitui-se um auxílio curricular proposto na universidade com o objetivo de oferecer, aos discentes não-monitores, suporte extra de ensino em disciplinas gerais e específicas. Compreende uma atividade em que o monitor transfere seus conhecimentos acerca de determinada disciplina, contribuindo para a redução das fragilidades presentes no aprendizado do aluno não-monitor. De acordo com Vendrusculo, Figueiredo e Filippin, a monitoria pode revelar significados diferentes a cada discente não-monitor que a procura, podendo ser o momento para sanar dúvidas, revisar os conteúdos ou, até mesmo para alguns, aprender todo o conteúdo. Já para o monitor pode apresentar-se como uma estratégia de iniciação à docência, sendo que esse pode ser responsável pelo desenvolvimento de aulas, correções de trabalhos, organização de atividades e demais processos avaliativos das disciplinas. Em vista da relevância da análise das metodologias, como a própria monitoria acadêmica ou seminários e práticas diversificadas, por exemplo, utilizadas em meio universitário e das percepções resultantes dessas, a fim de embasar estratégias que otimizem e melhorem o ensino acadêmico, para a produção de profissionais com menos fragilidades decorrentes do processo de formação profissional, este estudo tem por objetivo apresentar apenas as percepções do monitor da disciplina acerca da monitoria acadêmica na disciplina de Fisioterapia e a Saúde da Mulher a fim de contribuir para o crescimento e desenvolvimento dessa temática, já que é escassa a publicação referente a esse assunto em meio científico frente a pesquisa nas bases científicas.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
The author must state that the paper is original (has not been published previously), not infringing any copyright or other ownership right involving third parties. Once the paper is submitted, the Journal reserves the right to make normative changes, such as spelling and grammar, in order to maintain the language standard, but respecting the author’s style. The published papers become ownership of RECI, considering that all the opinions expressed by the authors are their responsibility. Because we are an open access journal, we allow free use of articles in educational and scientific applications provided the source is cited under the Creative Commons CC-BY license.