Prevalência de obesidade e hipertensão arterial em escolares: estudo comparativo entre escolas rurais do município de Santa Cruz do Sul/RS
DOI:
https://doi.org/10.17058/reci.v4i2.4772Resumen
Justificativa e Objetivos: A prevalência de obesidade em crianças e adolescentes tem aumentado de forma significativa em todo o mundo. Em consequência, as prevalências de doenças, antes considerada de adultos, também tem acometido jovens, cada vez mais cedo. Diante disto, o presente estudo pretende investigar se há diferenças nos índices de obesidade e hipertensão arterial, entre escolares dos hemisférios norte, sul, leste e oeste da zona rural do município de Santa Cruz do Sul/RS. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo-comparativo, exploratório, com abordagem quantitativa realizada com escolares, com idades entre 7 e 17 anos, de cinco escolas da zona rural do município de Santa Cruz do Sul/RS. Foram avaliados índices antropométricos como o IMC (índice de massa corporal), CC (circunferência da cintura), %G (percentual de gordura) e pressão arterial, tanto sistólica (PAS) como diastólica (PAD). Os dados foram analisados no programa SPSS 20.0, através de análise descritiva e teste do qui-quadrado, considerando diferenças significativas para p≤0,05. Resultados: Foram avaliados 726 escolares, sendo 350 do sexo masculino e 376 do sexo feminino. As prevalências encontradas nas 5 escolas avaliadas foram semelhantes, com exceção para o percentual de gordura, onde a escola 3 apresentou maior prevalência de percentual de gordura elevado, tanto para o sexo masculino, quanto para o feminino. Conclusão: A escola mais próxima da zona urbana foi a que apresentou maior prevalência de percentual de gordura elevado, nos demais parâmetros as prevalências encontradas foram semelhantes. DESCRITORES: Obesidade. Hipertensão. Crianças. Adolescentes. População rural.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
The author must state that the paper is original (has not been published previously), not infringing any copyright or other ownership right involving third parties. Once the paper is submitted, the Journal reserves the right to make normative changes, such as spelling and grammar, in order to maintain the language standard, but respecting the author’s style. The published papers become ownership of RECI, considering that all the opinions expressed by the authors are their responsibility. Because we are an open access journal, we allow free use of articles in educational and scientific applications provided the source is cited under the Creative Commons CC-BY license.