Perfil tabágico e clínico dos portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica que participam de pesquisa clínica em Santa Cruz do Sul – RS.

Autores/as

  • Paloma de Borba Schneiders Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Thaís Evelyn Karnopp Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Augusto Ferreira Weber Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Cássia da Luz Goulart Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Andreia Rosane de Moura Valim Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Lia Gonçalves Possuelo Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Andréa Lúcia Gonçalves da Silva Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v5i1.5372

Resumen

Justificativa e Objetivos: A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que tem como principal fator de risco o tabagismo, se instala de forma lenta, progressiva e irreversível. Inicialmente a doença é assintomática e para os que permanecem fumando seu agravamento é mais acelerado. Desta forma, o objetivo do estudo foi avaliar as características sociodemográficas, história tabágica e função pulmonar dos portadores de DPOC, que participam de pesquisa clínica em Santa Cruz do Sul (SCS), RS. Métodos: Estudo transversal realizado com 46 portadores de DPOC participantes do grupo de Reabilitação Pulmonar do Hospital Santa Cruz dos quais foram analisados dados sociodemográficos e clínicos, história tabágica e prova de função pulmonar pela espirometria. Resultados: Os 46 portadores de DPOC foram distribuídos em ex-fumantes (n=34) e fumantes (n=12) com predomínio do sexo masculino, idade adulto avançada, etnia caucasiana, elevado número de pacientes com ensino fundamental incompleto e de baixa renda. O histórico familiar de DPOC foi mais expressivo nos fumantes e a presença de doenças respiratórias na infância foi igualmente distribuída entre os grupos. O tempo de tabagismo nos portadores de DPOC foi menor em ex-fumantes (p=0,004) e os mesmos apresentaram-se no estado mais grave da doença (pela relação VEF1/CVF; p=0,044) em comparação com os fumantes. Conclusão: Portadores de DPOC que participaram de pesquisa clínica em SCS foram frequentemente adultos de etnia caucasiana com alta carga tabágica (tanto fumantes quanto ex-fumantes) e histórico familiar de DPOC. Os portadores de DPOC fumantes encontravam-se em estágio mais leve da doença. DESCRITORES: DPOC; Tabagismo; Epidemiologia; Avaliação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

##submission.downloads##

Publicado

2015-01-04

Cómo citar

Schneiders, P. de B., Karnopp, T. E., Weber, A. F., Goulart, C. da L., Valim, A. R. de M., Possuelo, L. G., & Silva, A. L. G. da. (2015). Perfil tabágico e clínico dos portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica que participam de pesquisa clínica em Santa Cruz do Sul – RS. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 5(1), 37-41. https://doi.org/10.17058/reci.v5i1.5372

Número

Sección

ARTIGO ORIGINAL