Ações educativas sobre dengue: experiências e estratégias com idosos
DOI:
https://doi.org/10.17058/reci.v5i2.5977Resumen
Objetivos: descrever atividades realizadas em serviço público ambulatorial para prevenção de dengue entre idosos. Descrição do Caso: o panorama epidemiológico da dengue é alarmante, constituindo problema de saúde pública. Os idosos compõem o grupo de maior risco para hospitalização e formas graves da doença, sendo imprescindíveis ações de educação em saúde para melhoria da conscientização quanto à necessidade do combate e prevenção da doença. Neste contexto, foi elaborado um projeto de Educação em Saúde, com estratégias de comunicação para conscientização sobre a problemática. Foram realizadas pelo grupo de aprimorandas em Gerontologia atividades como teatro interativo de fantoches, dinâmica sobre mitos e verdades, folder informativo, paródia, cartazes, capacitação de idosos, cuidadores e familiares, profissionais, funcionários e residentes de instituições de longa permanência para idosos (ILPI). Os materiais foram disponibilizados em versão impressa e digital. Foram capacitados 2.500 idosos e 350 profissionais, incentivados a multiplicarem informações e estimular adoção de medidas preventivas. As ações proporcionaram convívio intergeracional e empoderamento dos idosos, que ao serem capacitados tiveram oportunidade de exercer participação social e divulgar orientações para outros usuários. Conclusão: o projeto possibilitou a construção de conhecimentos através de ações educativas interativas que contribuíram para fortalecer a consciência individual e coletiva, sensibilizar formadores de opinião para importância da comunicação/educação no combate à dengue, sendo enfatizada a responsabilidade social no resgate à cidadania numa perspectiva de que cada cidadão é responsável por si e por sua comunidade. DESCRITORES: Dengue. Idoso. Prevenção de doenças. Educação em saúde.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
The author must state that the paper is original (has not been published previously), not infringing any copyright or other ownership right involving third parties. Once the paper is submitted, the Journal reserves the right to make normative changes, such as spelling and grammar, in order to maintain the language standard, but respecting the author’s style. The published papers become ownership of RECI, considering that all the opinions expressed by the authors are their responsibility. Because we are an open access journal, we allow free use of articles in educational and scientific applications provided the source is cited under the Creative Commons CC-BY license.