Sobre a Revista
Foco e Escopo
A PSI UNISC publica artigos com temáticas nas áreas da Saúde Mental e Práticas Sociais que privilegiam pesquisas e discussões na interface entre a Psicologia e os processos clínicos e sociais. A revista aceita trabalhos originais e inéditos, tem periodicidade semestral e não cobra taxas para avaliação de manuscritos ou publicação. Dentre as modalidades de publicação incluem-se, relatos de experiência, relatos de pesquisas, trabalhos teóricos e ensaios que contribuam com a produção do conhecimento na área da Psicologia.
Missão, valores e visão
Incentivar, dar visibilidade e acesso à produção científica em Psicologia, especificamente nas áreas de Saúde Mental e Práticas Sociais, por meio de artigos, oriundos de pesquisa empírica e/ou de produção técnica, revisões sistemáticas de literatura e ensaios. Oportunizar a publicização de literatura científica e técnica na interface entre processos clínicos e sociais, de modo a tornar-se referência neste âmbito.
Público Alvo
A PSI UNISC destina-se a estudantes da graduação, pesquisadores, profissionais da Psicologia e da área da saúde de modo geral, gestores de diferentes instituições públicas.
Sobre a Revista
A PSI UNISC iniciou em 2017, quando era editada pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Em 2019, passou a ser editada pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.
A PSI UNISC disponibiliza seus resumos e textos de forma integral para os leitores, de acordo com a política oficial brasileira de editoração de revistas acadêmicas. Por essa razão considera-se um periódico de livre acesso.
Declaração de Direitos Autorais
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Atualmente, a PSI UNISC está indexada nas seguintes bases:
Latindex - https://www.latindex.org/
Sumários.org - https://www.sumarios.org/
Diadorim - http://diadorim.ibict.br/
DOAJ - https://doaj.org/
ERIH PLUS - https://dbh.nsd.uib.no/publiseringskanaler/erihplus/
LivRe - www.cnen.gov.br
Portal .periodicos. Capes - www-periodicos-capes-gov-br
CiteFactor - http://www.citefactor.org/
Crossref - search.crossref.org/
Google Acadêmico - https://scholar.google.com.br/
Directory of Research Journals Indexing - http://olddrji.lbp.world/Default.aspx
Processo de Avaliação pelos Pares
Os profissionais que compõem o corpo de avaliadores tem o título de doutorado e são especialistas na área de avaliação da PSI UNISC. Além disso, os pareceristas ad hoc geralmente são escolhidos de acordo com a sua expertise na temática do manuscrito que lhes é encaminhado.
1. Os artigos recebidos são primeiramente analisados pelos editores para verificação das normas para publicação e adequação às temáticas de interesse. Se a avaliação for negativa, o artigo é arquivado mediante comunicação com os autores.
2. A partir da primeira análise, seguem um processo de revisão duplo-cego em que a identidade tanto do revisor como do autor são ocultadas de ambas as partes. O sistema de revisão têm sido composto por dois pareceristas externos (ad hoc) designados segundo o tema e o enfoque do artigo, para avaliações cegas.
3. A PSI UNISC conta com um banco de pareceristas cadastrados conforme sua expertise em temáticas relacionadas à Psicologia e sua escolha segue a política editorial que combina convites a pesquisadores do Brasil e do exterior.
4. Os pareceristas são consultados sobre a possibilidade de realização do parecer e, se aceitarem, preenchem formulário próprio no qual podem indicar sua recomendação para o trabalho, escolhendo uma dentre quatro opções: 1) não publicar; 2) publicar; 3) publicar somente com correções obrigatórias; 4) submeter a outra revista. Em todos os casos o autor é comunicado. Diante da solicitação de alterações, o manuscrito e os pareceres são encaminhados ao(s) autor(es) para modificações.
5. Havendo pareceres contraditórios, os artigos serão encaminhados a um terceiro avaliador.
6. A versão corrigida passa por uma nova avaliação pelo corpo editorial, onde podem ser necessárias novas adequações. Se o artigo não precisar de alterações dos avaliadores, é comunicado o aceite e enviado para edição de texto.
7. Caso o terceiro avaliador indique a rejeição ou submissão a outra revista, os autores do artigo são comunicados do referido parecer e o manuscrito é arquivado.
* Não há taxas para submissão e avaliação de artigos
ITENS AVALIADOS PELOS PARECERISTAS:
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, comente:
*Sim *Não
3. O título é adequado?
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, comente:
4. Resumo: descreve o objetivo, o referencial teórico, métodos utilizados e principais resultados ou conclusões?
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, justifique sua opinião:
5. Objetivos: estão claramente explicitados e são efetivamente desenvolvidos no texto?
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, comente:
6. As articulações teóricas e conceituais são apresentadas de modo claro e coerente?
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, comente como isso poderia ser feito:
7. Revisão teórica: está adequada e apresenta pertinência ao estudo?
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, indique as omissões em seus comentários:
8. Revisão teórica: é consistente e atualizada (últimos 5 anos)?
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, sugira reformulações em seus comentários:
09. Metodologia: o método utilizado pelo autor é coerente com a proposta da pesquisa (objetivos, justificativa)?
*Sim *Não *Parcialmente *Não se aplica
Se não ou parcialmente, por favor, comente:
10. Metodologia: o autor apresenta os procedimentos utilizados na coleta de dados?
*Sim *Não *Parcialmente *Não se aplica
11. Metodologia: o autor apresenta os procedimentos Éticos da pesquisa?
*Sim *Não *Parcialmente *Não se aplica
12. Metodologia: os dados são analisados e interpretados de forma coerente?
*Sim *Não *Parcialmente *Não se aplica
Se não ou parcialmente, por favor, comente:
13. Resultados e Discussão: Os resultados apresentados, respondem aos objetivos propostos no artigo?
*Sim *Não *Parcialmente *Não se aplica
Se não ou parcialmente, por favor, comente:
14. Resultados e Discussão: há uma articulação entre os argumentos utilizados na discussão dos dados e os objetivos propostos?
15. Resultados e Discussão: a análise dos dados é consistente e apresenta pertinência para a área do estudo?
*Sim *Não *Parcialmente *Não se aplica
Se não ou parcialmente, por favor, comente:
16. Conclusões: estão adequadas com os objetivos propostos e os dados apresentados?
*Sim *Não *Parcialmente *Não se aplica
Se não ou parcialmente, por favor, comente:
17. Artigo: O texto como um todo cumpre as exigências formais da linguagem científica?
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, sugira reformulações:
18. Artigo: O texto como um todo é claro, coerente e sem ambiguidades?
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, sugira reformulações:
Se você acha que o trabalho não deve ser publicado como está, por favor, aponte as mudanças que poderiam ser feitas para torná-lo publicável. Informamos que é obrigatório incluir os comentários da avaliação ou transferir uma versão ampliada do documento com os comentários antes de definir sua avaliação):
Não publicar
Publicar
Publicar somente com correções obrigatórias
Submeter a outra revista
Periodicidade
Semestral
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Além disso, a PSI UNISC não faz nenhuma cobrança para submissão, publicação ou taxas de processamentos de artigos.
Diretrizes de Conduta Ética
AUTORIA
Mencionar os autores em um artigo científico garante que as pessoas adequadas recebam crédito e sejam responsabilizadas pela pesquisa. Deixar de representar intencionalmente a relação de um cientista com seu trabalho é considerada uma falha de conduta ética que enfraquece a confiança na descrição do próprio trabalho.
É vedado listar nomes de pessoas que não contribuíram para o artigo, inclusive autores convidados para fins de aumentar as chances de publicação;
É vedado submeter artigos para publicação sem a permissão do autor;
Partícipes da autoria, seja na escrita, coleta de dados ou qualquer outra função que tenha contribuído para a pesquisa, devem ser mencionados em seção específica do artigo a fim de evitar “autorias fantasmas”.
PLÁGIO
Um dos tipos mais comuns de falha de conduta ética é o plágio – quando um autor intencionalmente usa o trabalho de outro sem permissão, crédito ou conhecimento. O plágio assume diferentes formas, desde cópia literal até a paráfrase do trabalho de outro autor.
A cópia literal de excertos só é permitida caso tenha a fonte referenciada e esteja localizada no texto utilizando aspas de acordo com as normas para publicação;
É vedada a cópia substancial de materiais de pesquisa, processos, tabelas, equipamentos. Se o artigo se utilizar da essência de outro artigo, este deverá ser devidamente referenciado;
A paráfrase só é permitida caso tenha a fonte referenciada e não mude o significado pretendido pelo autor original;
É vedada a reciclagem de texto.
Os artigos submetidos à PSI UNISC passarão por verificação de possível plágio por meio do software Crossref Similarity Check.
FRAUDE NA PESQUISA
Fraude na pesquisa é publicar dados ou conclusões que não foram gerados por experiências ou observações, mas por invenção ou manipulação de dados.
Pode ser requisitado que autores enviem dados brutos que tenham conexão com a pesquisa para revisão editorial.
Logo, todos os dados devem ser armazenados por certo tempo após a publicação.
Imagens só podem ser manipuladas a fim de melhorar sua clareza.
Nenhuma característica específica dentro de uma imagem pode ser melhorada, escurecida, movida, removida ou introduzida.
Ajustes de brilho, contraste ou cor são aceitáveis desde que não obscureçam ou eliminem nenhuma informação do original.
CONFLITO DE INTERESSES
Quando um investigador, autor, editor ou revisor tem um interesse pessoal/financeiro ou crença que possa afetar sua objetividade ou inapropriadamente influenciar suas ações, há um conflito de interesses. Esses relacionamentos são também conhecidos como duplos comprometimentos, interesses conflitantes ou lealdades conflitantes.
Ao submeter um artigo, declarar explicitamente se existem ou não potenciais conflitos de interesse, seja com participantes da investigação, seja com agências que por ventura proveram recursos para a pesquisa. O relator deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo. Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da PSI UNISC. Preferencialmente, espera-se que os autores não tenham qualquer conflito de interesse com o tema abordado no artigo.
Autores têm a obrigação de certificar que seus artigos sejam baseados em pesquisa original e nunca antes publicados. Submeter ou ressubmeter trabalhos para publicação duplicada intencionalmente é considerado quebra de ética em publicações.
Evite submeter um artigo para publicação em mais de um periódico por vez.
Mesmo se o artigo estiver sob processo de revisão, aguarde até receber a resposta para então submetê-lo em outro periódico.
Evite submeter artigos publicados em outros periódicos para consideração de um novo periódico.
Evite submeter artigos diferentes mas que descrevam essencialmente a mesma pesquisa em periódicos diferentes.
Sempre informe sobre qualquer submissão anterior do artigo (inclusive apresentações, resumos e postagens de resultados ou registros) que possa ser considerada uma submissão duplicada.
Caso queira publicar o artigo em um periódico de outro país ou língua, entre em contato com a equipe editorial.
Evite revelar quaisquer detalhes da publicação do artigo em outras línguas ou países.
DOI - Digital Object Identifier
DOI - Identificador de Objeto Digital é um padrão para identificação de documentos em redes digitais. Composto por números e letras, é atribuído a um objeto digital para que este seja identificado de forma única e persistente no ambiente Web.
ORCID- Open Researcher and Contributor ID
Devido à importância de identificar os autores com maior precisão, a revista solicita que os autores incluam o ORCID em seus metadados no momento da submissão do manuscrito.
O registro ORCID pode ser obtido gratuitamente no site http://orcid.org.
Índice de Rejeição
Pareceristas ad hoc
A comissão editorial da PSI UNISC agradece aos pareceristas ad hoc que contribuíram com a análise e apreciação crítica dos artigos submetidos para a publicação da Revista.
Ano de 2017 (clique aqui)
Ano de 2018 (clique aqui)
Ano de 2019 (clique aqui)
Ano de 2020 (clique aqui)
Ano de 2021 (clique aqui)
Ano de 2022 (clique aqui)
Ano de 2023 (clique aqui)