Avaliação Psicológica com Usuários de Substâncias Psicoativas (SPA): uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores

  • Ingrid Michélle de Souza Santos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Thallyane Rayssa da Silva Santiago Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Janmeyca Rayanne Venancio de Oliveira Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM)
  • Edgley Duarte de Lima Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Monilly Ramos Araujo Melo Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v2i2.10837

Palavras-chave:

Avaliação Psicológica. Substâncias Psicoativas. Dependência.

Resumo

A Avaliação Psicológica (AP) consiste em um amplo processo que possibilita o conhecimento dos fenômenos psicológicos e auxilia no delineamento de diagnósticos e prognósticos. A AP envolve uma multiplicidade de técnicas e questões que extrapolam os limites de uma denominação exata e homogênea. Este trabalho teve como objetivo realizar um breve apanhado histórico sobre o uso de substâncias psicoativas, buscando compreender de que modo esse uso é significado e posicionado durante a história, bem como entender como se dá o processo de Avaliação Psicológica com os usuários destas substâncias. Para tanto, foi realizado um levantamento sistemático da literatura com os seguintes descritores: “avaliação psicológica AND drogas, avaliação psicológica AND substâncias psicoativas, avaliação psicológica AND dependência química” nas principais bases de dados que indexam periódicos no Brasil. Percebeu-se a insuficiência da avaliação tanto psicológica como neuropsicológica para dependentes de substâncias psicoativas, indicando-nos a necessidade de validação de mais escalas e testes psicológicos para esse público, além da adequação de outras técnicas para sujeitos dependentes. Conclui-se que a AP permite identificar os possíveis prejuízos na capacidade cognitiva e no desenvolvimento das habilidades sociais dos indivíduos que fazem uso de substâncias psicoativas. Por meio dessa identificação, é possível realizar os encaminhamentos necessários e intervir adequadamente nas particularidades de cada caso.

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Biografia do Autor

Ingrid Michélle de Souza Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Mestranda em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE)

Thallyane Rayssa da Silva Santiago, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e aluna do curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Janmeyca Rayanne Venancio de Oliveira, Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e aluna do curso de Pós-Graduação em Saúde Mental e a Rede de Atenção Psicossocial pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM). 

Edgley Duarte de Lima, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE).

Monilly Ramos Araujo Melo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora e Supervisora do Curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia (UNIPÊ). Pesquisadora e Coordenadora do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Inovação Tecnológica - LabNEUROCIT (UFCG/CNPQ).

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Publicado

2018-01-05

Como Citar

de Souza Santos, I. M., da Silva Santiago, T. R., Venancio de Oliveira, J. R., de Lima, E. D., & Araujo Melo, M. R. (2018). Avaliação Psicológica com Usuários de Substâncias Psicoativas (SPA): uma Revisão Sistemática da Literatura. PSI UNISC, 2(1), 48-60. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v2i2.10837

Edição

Seção

Artigos