Estratégias da Psicologia para o gerenciamento de crises
DOI:
https://doi.org/10.17058/psiunisc.v2i2.10922Palavras-chave:
Gerenciamento de Crises. Bombeiros. Emergências. Psicologia nas Emergências.Resumo
O gerenciamento de crises é um instrumento para identificar, obter e aplicar recursos humanos e técnicos necessários para prever, prevenir e solucionar problemáticas oriundas de uma crise. Crise é um termo designado a expressar um momento crítico, decisivo e que normalmente é sucessor de uma ruptura imprevisível do status quo. Este trabalho expressa um relato de experiência obtido através de um Estágio Específico do curso de Psicologia, no qual pretendeu-se propor estratégias de gerenciamento de crises em uma Companhia de Bombeiros Militar pertencente ao Vale do Itajaí/SC. Anterior a intervenção, aplicou-se um roteiro de entrevista semiestruturado com os sargentos militares e posteriormente, os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Feito isso, realizou-se uma simulação do gerenciamento de crise por meio do ensaio comportamental. Constatou-se que o plano de gerenciamento de crises para ocorrências de grande vulto mais eficaz deve seguir uma lógica de procedimentos técnicos e operacionais, a saber: analisar o perímetro afetado pela emergência, organizar o local, estabelecer a segurança do local, classificar o perímetro em zona quente, morna e fria, coordenar as ações que devem ser realizadas, verificar o andamento das ações e corrigir potenciais erros, auxiliar os bombeiros a atender as afetados, encaminhar às afetados ao hospital, após o fechamento da ocorrência na COBOM, registra-la no relatório de ocorrências, e encaminhar o relatório para o tenente da corporação e à rádio. Acredita-se que bombeiros poderão aplicar este plano de gerenciamento de crises como recurso para antecipar, prevenir e resolver uma crise.
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