Programa de Orientação Breve a Cuidadores de bebês: avaliação e formulação

Autores

  • Pâmella Batista de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Priscila Batista Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Caroline Guisantes de Salvo Toni Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v2i2.11125

Palavras-chave:

Programas Preventivos. Interação Cuidador – Bebê. Síndrome do Bebê Sacudido.

Resumo

Atualmente programas de Promoção e Prevenção têm ganhado espaço na área da saúde. Um desses programas é o Cuida-Bem, criado e realizado em uma universidade pública do Paraná-Brasil, que atua com pais e cuidadores de bebês por meio da psicoeducação de temas como a interação positiva ecuidador-bebê, desenvolvimento infantil, prevenção de maus-tratos infantis e Síndrome do Bebê Sacudido (SBS). Esse artigo buscou descrever dois momentos do programa: sua formulação e a avaliação dos resultados de sua implementação, portanto, seu método, resultados e discussão apresentam estes dois momentos. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo exploratório com realização de intervenção, teste piloto e avaliação. Os resultados mostram que referente à formulação do programa, esta se deu em etapas. São exemplos de facilidades desse processo o acesso aos participantes e de dificuldades a necessidade de buscar por diferentes formatos de realização da orientação breve. Referente a avaliação foi observado que os participantes obtiveram aumento de conhecimento dos temas tratados no programa, uma vez que os relatos demonstram um acréscimo de conhecimentos, sobretudo, no tema SBS. Conclui-se que na formulação e execução de programas preventivos e de promoção é fundamental o respaldo teórico e técnico, bem como a sequência de etapas sugeridas pela literatura da área que auxiliam na sua melhor organização, conclui-se também que a etapa de avaliação é fundamental, pois possibilita acrescimentos às características do programa. Por fim, por meio desse relato de experiência, evidencia-se a possibilidade de realizar iniciativas de extensão universitária embasada cientificamente.

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Biografia do Autor

Pâmella Batista de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Psicologia (Universidade Federal de Santa Catarina) e Psicóloga (Universidade Estadual do Centro-Oeste).

Ana Priscila Batista, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em Educação pela UFPR, mestre em Psicologia pela USP, psicóloga pela UEM. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Caroline Guisantes de Salvo Toni, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em Psicologia Clínica pela USP (doutorado direto), graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Professora da Universidade Estadual do Centro-oeste, Irati-PR.

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Publicado

2018-01-05

Como Citar

de Souza, P. B., Batista, A. P., & Guisantes de Salvo Toni, C. (2018). Programa de Orientação Breve a Cuidadores de bebês: avaliação e formulação. PSI UNISC, 2(1), 105-121. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v2i2.11125

Edição

Seção

Artigos