Políticas de Desobediência: Indisciplina e violência ou resistência?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v3i1.11903

Palavras-chave:

Juventude, Racismo, Criminalização da pobreza

Resumo

O presente artigo traz o recorte de um estudo que tem como tema os processos de marginalização e criminalização da juventude, pondo em análise seus efeitos para a produção de subjetividade dos jovens por eles afetados. A pesquisa utiliza como metodologia, rodas de conversa com jovens de 13 a 17 anos matriculados em escolas públicas do município do Rio de Janeiro, a partir da inserção de uma das autoras como psicóloga da referida rede. Destaca-se o fato da maior parte da clientela de tais escolas ser composta por jovens pobres, negros e moradores de comunidades. Os encontros das rodas de conversa põem em cena experiências de vida dos alunos que vem a ser criminalizadas por práticas e discursos sociais, e que parecem reiterados pelas escolas. O objetivo da pesquisa é refletir sobre como estes alunos vivenciam os processos de marginalização e criminalização no qual estão diretamente implicados, como tais experiências se presentificam em suas falas e como reverberam na produção de suas subjetividades. 

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Biografia do Autor

Claudia Macedo Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Psicóloga da Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ, Especialista em Psicanálise e saúde Mental UERJ.

Hebe Signorini Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia, docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre a Infância e Adolescência Contemporâneas e do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Intervenção em Políticas Públicas de Gênero. Publicou Infância e Adolescência no Brasil e Psicologia Jurídica no Brasil, além de vários artigos no campo da Psicologia Jurídica. 

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Publicado

2019-01-03

Como Citar

Gonçalves, C. M., & Gonçalves, H. S. (2019). Políticas de Desobediência: Indisciplina e violência ou resistência?. PSI UNISC, 3(1), 56-70. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v3i1.11903

Edição

Seção

Artigos