Representações Sociais e Ações Afirmativas: Estudantes Universitários e seus Posicionamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v2i2.11904

Palavras-chave:

cotas, representações sociais, campo atitudinal

Resumo

As políticas de ações afirmativas assumiram diversas formas em diferentes países, mas quase sempre ocasionaram debates e suscitaram posicionamentos diversos na sociedade. No Brasil esse tipo de política é marcado, principalmente, pelo sistema de cotas ou reserva de vagas em concursos e processos seletivos para determinadas minorias. Esse trabalho se enquadra dentro da psicologia social, tendo enfoque no campo teórico das representações sociais. Seu objetivo consiste em entender de que forma o pensamento social de estudantes cotistas e não cotistas se constituem em relação ao sistema de cotas para ingresso na universidade. Para alcançar esse objetivo foi aplicado um questionário, que continha questões em formato de evocação livre com o termo indutor “cotas” e questões em formato de itens de Likert com vistas a averiguar o posicionamento dos sujeitos em relação a diferentes tipos de cotas. Esse instrumento foi aplicado em 135 estudantes da Universidade XX, sendo 63 cotistas e 72 não cotistas.  As análises desses dados foram feitas através das técnicas da análise prototípica e de similitude. Quando comparados, os grupos de cotistas e não cotistas, é possível notar acentuada diferença entre as suas representações sociais e seu campo atitudinal, o que pode justificar o aparecimento de argumentos diversos e contrários na sociedade sobre as cotas.

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Biografia do Autor

Álvaro Rafael Santana Peixoto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017), tendo realizado pesquisas relacionadas ao tema Cotas e Religiões de Matriz Africana. Mestrando em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde realiza pesquisa acerca da Estratificação Social e de que forma esse fator influencia no Pensamento Social de Jovens Estudantes da Rede Estadual do Rio de Janeiro.

Thamiris Marques da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em Psicologia (2014), Mestrado (2016) e Doutorado (em andamento) em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é Professora Substituta do Departamento de Fundamentos em Psicologia do Instituto de Psicologia desta mesma Universidade.

Rafael Moura Coelho Pecly Wolter, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

Professor do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira. Seus trabalhos seguem três eixos distintos e interligados de pesquisa: o primeiro consiste no estudo do afeto no campo do pensamento social. O segundo eixo, metodológico, consiste no fato de buscar aprimoramentos e desenvolvimentos técnicos nas pesquisas da abordagem estrutural das representações sociais. O terceiro eixo corresponde à teorização das estruturas de pensamento social.

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Publicado

2018-07-20

Como Citar

Peixoto, Álvaro R. S., Silva, T. M. da, & Wolter, R. M. C. P. (2018). Representações Sociais e Ações Afirmativas: Estudantes Universitários e seus Posicionamentos. PSI UNISC, 2(2), 51-65. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v2i2.11904

Edição

Seção

Artigos