Entre Pais e Filhos: Encontros com a Cultura dos Videogames

Autores

  • Renata Fischer da Silveira Kroeff Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Póti Quartiero Gavillon Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Lígia Carangache Kijner Unisinos
  • Cleci Maraschin Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v3i1.12548

Palavras-chave:

Família, Videogame, Aprendizagem, Comunicação.

Resumo

Os videogames têm se constituído como um objeto de estudo para diversas áreas de conhecimento, criando um campo de pesquisa heterogêneo e com controvérsias relacionadas a aspectos positivos e negativos sobre as experiências de jogo. Com sua popularização no Brasil a partir da década de 1970, atualmente existe uma geração de adultos que cresceu jogando jogos digitais. O presente estudo visa  abordar o que acontece quanto essa geração de jogadores constitui família e segue jogando videogames, agora com seus filhos. A estratégia metodológica escolhida consistiu na realização de entrevistas com pais e mães que jogam videogame com seus filhos. A pesquisa teve a participação de oito pais e duas mães. A estratégia metodológica escolhida, assim como a análise dos registros das entrevistas seguiu a abordagem sistêmica dos estudos da família e dos estudos da cognição enativa. Tal aporte teórico embasa nossa compreensão dos resultados da pesquisa. Em relação a decisões quanto ao acesso dos filhos aos jogos, o conhecimento empírico sobre a experiência de jogar videogame pareceu ser mais considerado do que o conhecimento conceitual-declarativo ao qual os participantes têm acesso na cultura. Observou-se que práticas envolvendo os videogames podem envolver formas interessantes de socialização em família e em outros contextos sociais.

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Biografia do Autor

Renata Fischer da Silveira Kroeff, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Especialista em Terapia Sistêmica pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI). Membro do Núcleo de Ecologias e Políticas Cognitivas (NUCOGS/UFRGS).

Póti Quartiero Gavillon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Membro do Núcleo de Ecologias e Políticas Cognitivas (NUCOGS/UFRGS).

Lígia Carangache Kijner, Unisinos

Mestranda em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Cleci Maraschin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Núcleo de Ecologias e Políticas Cognitivas (NUCOGS/UFRGS).

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Publicado

2019-01-03

Como Citar

Kroeff, R. F. da S., Gavillon, P. Q., Carangache Kijner, L., & Maraschin, C. (2019). Entre Pais e Filhos: Encontros com a Cultura dos Videogames. PSI UNISC, 3(1), 152-172. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v3i1.12548

Edição

Seção

Artigos